Pacientes que usam cannabis medicinal acompanham com atenção o julgamento sobre o porte de drogas para uso pessoal. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar a análise do tema nesta quarta-feira (23).
Gyzelle Almada, de 41 anos, usa o óleo derivado da maconha para tratar uma doença crônica rara, que causa inflamações na pele. O produto a ajuda a controlar as feridas e as fortes dores.
Uma das principais dificuldades hoje é o alto preço de produtos à base de cannabis. O psicólogo da Ama+me, Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, Anderson Matos, diz que uma descriminalização ajudaria os pacientes que quiserem produzir o óleo em casa.
Para a diretora de comunicação do Instituto Informacann, Manuela Borges, descriminalizar o porte pode reduzir o preconceito.
Até o momento quatro ministros votaram pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O resultado vai ter repercussão geral, ou seja, vai valer para outros casos similares.
Agência Brasil / Por Gabriel Bum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 23/08/2023 11:10:05. Última edição: 23/08/2023 11:10:05