Justiça condena homem que tentou explodir bomba em Brasília
Wellington Macedo de Souza foi condenado a 6 anos de prisão em regime fechado. Ele foi acusado de expor a integridade física da população mediante uso de explosivo. Ele está foragido.
O crime é de porte e constrangimento ilegal por arma de fogo
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu tornar ré a deputada federal Carla Zambelli, do PL - SP, por porte e constrangimento ilegal por arma de fogo.
Na véspera do segundo turno das Eleições de 2022, Zambelli perseguiu e ameaçou o jornalista Luan Araújo, após trocarem provocações em torno dos candidatos às eleições presidenciais, em uma rua em São Paulo.
A Procuradoria-Geral da República denunciou a deputada após o fato, afirmando que ela utilizou uma arma ilegalmente colocando em risco não só o jornalista, mas como toda a coletividade.
No processo, a defesa da deputada disse que o fato não tinha conexão com mandato da deputada e que a vítima teria iniciado e provocado os acontecimentos. Além de a deputada ter dado legítima resposta às provocações com objetivo de prender ou conduzir o jornalista até a polícia.
O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pelo recebimento da denúncia, alegando que há evidências suficientes para abertura de ação penal contra Zambelli. Ele foi acompanhado da ministra Carmen Lúcia e dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luiz Roberto Barroso.
Até o momento, a divergência foi apenas do ministro André Mendonça, que alegou que o caso não é competência do STF, por não ter relação com atividade parlamentar de Carla Zambelli.
O julgamento acontece em plenário virtual até 21 de agosto. Faltam votar os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Nunes Marques e a presidenta do tribunal Rosa Weber.
A decisão do STF ocorre na semana em que Carla Zambelli é alvo de denúncias do hacker Walter Delgatti por ter o contratado para fraudar, a mando de Bolsonaro, os sistemas da justiça eleitoral.
Procurada, a defesa da deputada disse que no momento não irá comentar a decisão do STF.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 18/08/2023 21:45:08. Última edição: 18/08/2023 21:45:08
Tags: Deputada Carla Zambelli
Wellington Macedo de Souza foi condenado a 6 anos de prisão em regime fechado. Ele foi acusado de expor a integridade física da população mediante uso de explosivo. Ele está foragido.
Ministros votam para aceitar denúncia da PGR contra a parlamentar após episódio em que armada, ela perseguiu um jornalista às vésperas do 2º turno das eleições de 2022.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.