Justiça

STJ autoriza paciente a cultivar cannabis para fins medicinais

Pessoa sofre de ansiedade generalizada

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou um paciente com ansiedade generalizada a cultivar, em casa, plantas de cannabis (maconha) para fins medicinais. A decisão foi publicada no dia 19 de maio.

STJ autoriza paciente a cultivar cannabis para fins medicinais
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A autorização foi concedida após a Justiça do Paraná rejeitar salvo conduto para evitar eventual prisão em flagrante. No processo, o paciente alegou que necessita do óleo de cannabis, flores in natura e extratos da planta para seguir o tratamento contra ansiedade, que provoca dores de estômago e distúrbios do sono.

Ao decidir a questão, o ministro citou outras liminares recentes proferidas pelo tribunal e autorizou o paciente a cultivar 354 plantas, conforme prescrição médica e laudo de engenheiro agrônomo, sem sofrer qualquer medida criminal.

“Fica vedada a comercialização, doação ou transferência a terceiros da matéria-prima ou dos compostos derivados da erva”, ressalvou o ministro.

Em outra decisão recente envolvendo o tema, o STJ decidiu que a União e o estado de Pernambuco devem fornecer medicamento à base de canabidiol à paciente com condição específica de saúde.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 05/06/2023 21:20:27. Última edição: 05/06/2023 21:20:27

Tags: Uso Medicinal Da Maconha Cannabis Superior Tribunal De Justiça

Leia também:

TSE marca julgamento de Bolsonaro para 22 de junho

TSE marca julgamento de Bolsonaro para 22 de junho

Processo foi aberto após reunião com embaixadores, em julho do ano passado, em que ex-presidente atacou sistema eletrônico de votação. Se for condenado, ele ficará inelegível por oito anos.

No STF, Câmara defende lei que privatiza a Eletrobras

Advogados da Câmara argumentam que eventual suspensão das normas pode gerar insegurança jurídica e frustrar as expectativas de acionistas que adquiriram capital da empresa.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi