O transporte de armas e munições em todo o país está proibido das sete horas da manhã deste sábado até as cinco da tarde de segunda-feira, dia 3 de outubro.
O transporte de armas e munições em todo o país está proibido das sete horas da manhã deste sábado até as cinco da tarde de segunda-feira, dia 3 de outubro. A decisão é do Plenário do TSE, Tribunal Superior Eleitoral. A resolução que define esta regra foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira.
A medida vale para os chamados CACs, que são colecionadores, atiradores desportivos e caçadores. Quem descumprir a regra, está sujeito a prisão em flagrante, por porte ilegal de arma.
Lembrando que no fim de agosto, os ministros do TSE já haviam proibido a circulação de pessoas armadas próximo aos locais de votação. Essa proibição entra em vigor nesta sexta, às sete horas da manhã e também termina às cinco da tarde da segunda. Somente agentes de segurança em serviço podem portar armas nessas situações.
A Justiça Eleitoral também autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para o estado do Amazonas. Até agora, o TSE permitiu que os militares reforcem a segurança do primeiro turno das eleições em 575 localidades de 11 estados. Agora, os pedidos de apoio das Forças Armadas serão encaminhados para o Ministério da Defesa.
A ideia é proteger o exercício do voto, sem qualquer ameaça, e prevenir confrontos armados derivados da violência política.
Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde - 01/10/2022 16:59:46. Última edição: 01/10/2022 16:59:46