Justiça

TSE confirma fraude à cota de gênero nas Eleições 2020 em 3 cidades

Votos de três partidos foram anulados por candidaturas laranjas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou fraude à cota de gênero nas Eleições 2020 para vereador nos municípios de Joinville, em Santa Catarina; Belo Horizonte, em Minas Gerais; e Lajedo, cidade do agreste pernambucano.

Em Joinville, o plenário manteve a anulação dos votos dos candidatos do Democratas, pela utilização de duas candidaturas laranjas de mulheres. As próprias candidatas confirmaram que suas candidaturas foram lançadas apenas para alcançar o percentual mínimo exigido por lei.

Em Belo Horizonte, toda a chapa eleita pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro foi cassada. O partido elencou quatro candidatas fictícias para o pleito de 2020. Elas apresentaram prestação de contas zeradas e tiveram votação irrisória – uma delas, inclusive, não recebeu votos.

Já em Lajedo, os votos recebidos pelos vereadores do Partido Social Democrático foram anulados também por fraude na cota de gênero, apontada pelo Ministério Público Eleitoral.

Em todos os casos, ficou comprovado que os partidos lançaram candidatas fictícias para disputar as eleições proporcionais, apenas para cumprir o mínimo exigido por lei.

A legislação eleitoral obriga as legendas a destinarem pelo menos 30% das candidaturas às mulheres nas disputas para vereador, deputados federal, estadual e distrital. Nos três municípios, o TSE determinou o recálculo dos quocientes eleitorais e partidários para redistribuição das cadeiras.

De acordo com dados do TSE, em relação às eleições municipais de 2020, até março deste ano, pelo menos 38 decisões resultaram em cassação de eleitos por partidos que, comprovadamente, descumpriram a chamada cota de gênero.

Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 04/08/2023 13:40:07. Última edição: 04/08/2023 13:40:07

Tags: Cota De Gênero Eleições Candidatura Laranja

Leia também:

Polícia Federal e Ibama desmontam garimpos ilegais em Mato Grosso

Levantamentos preliminares apontam danos ambientais imediatos de R$ 46 milhões, só com a atividade minerária, e de R$ 300 milhões, com o desmatamento ilegal no Parque Nacional do Juruena.

Em voto, Mendonça se declara apto a julgar marco de terras indígenas

Em voto, Mendonça se declara apto a julgar marco de terras indígenas

Eventual impedimento para julgar o caso foi colocado em questão de ordem levantada pelo próprio ministro André Mendonça, que em junho pediu vista e interrompeu julgamento sobre assunto.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi