Justiça

TSE entrega boletins de urnas do primeiro turno para auditoria do TCU

Órgão vai comparar votos totalizados com boletins de 4,5 mil máquinas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, nessa segunda-feira (24), a entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) dos boletins de urna do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 que serão auditados pelo órgão.

Essa é uma das etapas da auditoria do TCU iniciada no ano passado e com prazo para terminar em 2023. A ideia é fazer uma comparação entre os boletins emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação e a apuração dos votos com a totalização feita pelo TSE.

Os auditores do TCU requereram ao TSE os boletins de, no mínimo, 4.161 urnas que receberam votos em seções eleitorais no Brasil e no exterior. Mas, para assegurar a realização da ação, foi acordado o envio de 4.577.

De acordo com o coordenador de Auditoria de Governança e Gestão de Aquisições do TSE, Carlos Ramon Silva Santos, são muitos dados que o TCU espera coletar, bater e demonstrar que os resultados emitidos às 17h nas seções eleitorais são os mesmos dos totalizados depois das 20h nos painéis da Justiça Eleitoral e da imprensa de modo geral.

Um dos serviços prestados por essa auditoria, segundo Carlos Ramon, será desmentir algumas notícias falsas que circulam em períodos eleitorais sobre a existência de algoritmos que, de dentro da Justiça Eleitoral, supostamente interferem e alteram os dados das urnas eletrônicas no momento da totalização dos votos.

Agência Brasil / Por Ana Lucia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 01/11/2022 15:16:37. Última edição: 01/11/2022 15:16:37

Tags: Eleições 2022 TCU Urna Eletrônica

Leia também:

TSE proíbe redução do transporte coletivo em dia de eleição

TSE proíbe redução do transporte coletivo em dia de eleição

Tribunal também reforçou decisão do STF em autorizar gratuidade do serviço em dia de votação. Gestores que adoram o passe livre eleitoral não serão responsabilizados por crime de responsabilidade fiscal ou crime eleitoral.

Forças federais serão enviadas a 80 localidades para o dia de votação

Reforço na segurança foi autorizado pelo TSE. As localidades ficam no Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Outras 429 localidades ainda aguardam decisão do Tribunal.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi