O segundo turno das Eleições 2022, disputado neste domingo, registrou o maior número de votos válidos da história: cerca de 118 milhões e meio de eleitores de todo o país escolheram um dos dois candidatos que disputaram a presidência da República
O segundo turno das Eleições 2022, disputado neste domingo, registrou o maior número de votos válidos da história: cerca de 118 milhões e meio de eleitores de todo o país escolheram um dos dois candidatos que disputaram a presidência da República — no pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para os próximos quatro anos de mandato.
O balanço foi divulgado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, logo após a proclamação do resultado. O TSE registrou uma diminuição das abstenções em relação ao primeiro turno — contrariando a tendência registrada em eleições passadas. Neste domingo, 20,6% dos eleitores não foram votar. No último dia 2 de outubro, o índice foi de 21,3%.
Ao divulgar os números, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o alto índice de participação no pleito representou a confiança do povo no sistema eleitoral brasileiro.E apesar da polarização política representada no resultado das urnas, o presidente do TSE também destacou que os dois turnos das eleições foram realizados em todo o país em clima de tranquilidade.
O Ministério da Justiça também divulgou o balanço de ocorrências no domingo de eleições. Segundo a pasta, até as cinco e meia da tarde foram registrados 308 crimes eleitorais em todo o país.
A ocorrência mais frequente foi a violação do sigilo do voto, com 81 casos registrados — seguidos de 70 ocorrências de boca-de-urna, e 33 casos de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.
Ao todo, 39 pessoas foram presas e 6 mil reais em espécie foram apreendidos pelo Ministério da Justiça durante o segundo turno das eleições.
Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 01/11/2022 15:16:06. Última edição: 01/11/2022 15:16:06