Meio Ambiente

Ação conjunta no Vale do Javari, em Manaus, desativa garimpos ilegais

A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região.

A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região. Além dos crimes ambientais como desmatamento e poluição dos rios com o uso de mercúrio, o que chama a atenção também é a pesca e a caça ilegal.

Durante a operação, foram apreendidos 223 ovos de tartaruga, 5kg de carne de macaco-prego, 3 pássaros mutuns abatidos, 8 tartarugas que foram devolvidas ao habitat natural e redes de pesca fora dos padrões estabelecidos pela legislação. O superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explica o esquema que funcionava no garimpo.

Na operação, foram neutralizadas 50 dragas, inutilizadas 28 balsas, além da apreensão de ouro, motosserras, espingardas, munições calibre 16, baterias, celulares, balanças de precisão, cadinhos e 644gr de mercúrio, um metal pesado prejudicial à saúde e usado no garimpo para separar o ouro dos sedimentos. O superintendente destaca que a ação desmobiliza os mercados ilegais na região. Segundo a avaliação do IBAMA, o prejuízo causado aos garimpeiros pode ultrapassar a casa dos R$ 49 milhões.

Agência Brasil / Por Alfredo Azle - Repórter da Rádio Encontro das Águas para a Rádio Nacional - Manaus / Edição: Aline Cordeiro - 09/08/2023 15:27:59. Última edição: 09/08/2023 15:27:59

Tags: Garimpo Ilegal Operação Desmatamento

Leia também:

Marina Silva: Brasil mantém meta de desmatamento zero até 2030

A ministra atribuiu a ausência desse ponto na Declaração de Belém à falta de consenso.

Cerrado: quais medidas podem ser tomadas para reduzir o desmatamento?

Iniciativas da sociedade civil, como a do Instituto Cerrados, buscam se aliar à tecnologia para combater o desmatamento. O aplicativo Suindara permite uma resposta mais rápida para áreas verificadas de incêndio ou desmatamento.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi