Marina Silva: Brasil mantém meta de desmatamento zero até 2030
A ministra atribuiu a ausência desse ponto na Declaração de Belém à falta de consenso.
A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região.
A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região. Além dos crimes ambientais como desmatamento e poluição dos rios com o uso de mercúrio, o que chama a atenção também é a pesca e a caça ilegal.
Durante a operação, foram apreendidos 223 ovos de tartaruga, 5kg de carne de macaco-prego, 3 pássaros mutuns abatidos, 8 tartarugas que foram devolvidas ao habitat natural e redes de pesca fora dos padrões estabelecidos pela legislação. O superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explica o esquema que funcionava no garimpo.
Na operação, foram neutralizadas 50 dragas, inutilizadas 28 balsas, além da apreensão de ouro, motosserras, espingardas, munições calibre 16, baterias, celulares, balanças de precisão, cadinhos e 644gr de mercúrio, um metal pesado prejudicial à saúde e usado no garimpo para separar o ouro dos sedimentos. O superintendente destaca que a ação desmobiliza os mercados ilegais na região. Segundo a avaliação do IBAMA, o prejuízo causado aos garimpeiros pode ultrapassar a casa dos R$ 49 milhões.
Agência Brasil / Por Alfredo Azle - Repórter da Rádio Encontro das Águas para a Rádio Nacional - Manaus / Edição: Aline Cordeiro - 09/08/2023 15:27:59. Última edição: 09/08/2023 15:27:59
Tags: Garimpo Ilegal Operação Desmatamento
A ministra atribuiu a ausência desse ponto na Declaração de Belém à falta de consenso.
Iniciativas da sociedade civil, como a do Instituto Cerrados, buscam se aliar à tecnologia para combater o desmatamento. O aplicativo Suindara permite uma resposta mais rápida para áreas verificadas de incêndio ou desmatamento.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.