Meio Ambiente

Agenda sustentável: Brasil e ONU assinam novo marco de cooperação

O novo Marco de Cooperação Brasil-ONU (UNSDCF) 2023-2027 é o principal instrumento de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das atividades de apoio da ONU ao Brasil, com foco no cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, nesta terça-feira (1º), em Brasília, o novo Marco de Cooperação Brasil-ONU (UNSDCF) 2023-2027, com foco no cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O documento é o principal instrumento de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das atividades de apoio da ONU ao Brasil. O marco de cooperação também expressa a visão do Estado brasileiro sobre os próprios desafios, pontos fortes de atuação e prioridades em atividades da ONU que tenham impactos concretos no desenvolvimento sustentável da nação.

Para elaborar o novo Marco de Cooperação do Sistema ONU no Brasil, o governo federal e as Nações Unidas adotaram como referências o Plano Plurianual (PPA), do Brasil e a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031. O programa reflete as contribuições do Sistema das Nações Unidas para o país, com a definição da atuação das 21 agências especializadas, fundos e programas da ONU, com base nas políticas nacionais de desenvolvimento sustentável.

A elaboração do novo marco contou com a participação de 165 representantes de 18 instituições dos três Poderes da República. Houve participação da sociedade civil durante todo o processo. A plataforma Participa+Brasil e as redes sociais das Nações Unidas receberam contribuições de mais de 21 mil pessoas.

* Com informações da Agência Brasil, Pedro Lacerda, da Radioagência Nacional.

Agência Brasil / Por Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília - 02/08/2023 06:55:06. Última edição: 02/08/2023 06:55:06

Tags: Desenvolvimento Sustentável Agenda Ambiental ONU Brasil

Leia também:

Brasil defende centro integrado de cooperação policial em Manaus

O governo brasileiro está defendendo, junto aos demais países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a criação de um centro integrado de cooperação policial em Manaus (AM) e de um sistema integrado de tráfego aéreo. A proposta deve ser discutida durante a Cúpula da Amazônia, encontro que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto em Belém (PA), chefes de Estado do Brasil, Bolívia Colômbia, Guiana, Peru, e Venezuela. De acordo com o embaixador brasileiro André Correia do Lago, as medidas vão favorecer o combate às organizações criminosas que atuam na Amazônia.

Órgãos vão monitorar migração de baleia-jubarte na Região dos Lagos

A temporada de migração dos animais na Região dos Lagos, que ocorre entre os meses de junho e agosto, tornou-se motivo de grande preocupação para os órgãos ambientais, devido ao crescente turismo de observação e à presença de embarcações atraídas pela passagem das baleias-jubarte.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi