Meio Ambiente

AGU aprova continuidade de cobrança de multas ambientais

O advogado-geral da União, Jorge Messias, aprovou dois pareceres nessa segunda-feira (20) que garantem a continuidade de mais de R$ 29 bilhões em multas ambientais.

As cobranças de multas ambientais pelo Ibama agora estão com mais segurança jurídica. Isso porque o advogado-geral da União, Jorge Messias, aprovou dois pareceres nessa segunda-feira (20) que garantem a continuidade de mais de R$ 29 bilhões em multas ambientais.

Os documentos devem encerrar uma controvérsia no poder executivo sobre a validade e a jurisprudência da cobrança desses valores.

O advogado-geral da União destacou que esses pareceres rejeitam a prescrição das multas ambientais, ou seja, elas podem ser aplicadas mesmo depois de muito tempo do crime cometido. A ideia é justamente coibir esse tipo de ação.

Segundo Messias, a humanidade enfrenta uma ameaça existencial, com a crescente emergência climática. Para ele, a AGU não poderia deixar de cumprir seu papel de dar segurança jurídica para um dos eixos centrais da proteção ambiental: a responsabilização dos que agridem o meio ambiente e colocam em risco o futuro do planeta.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista - 21/03/2023 11:40:06. Última edição: 21/03/2023 11:40:06

Tags: Multa Ambiental Ibama AGU

Leia também:

Relatório de mudanças climáticas aponta necessidade de ações urgentes

De acordo com o levantamento, o aumento das temperaturas, as catástrofes naturais e as alterações nos ecossistemas reforçam que as tendências atuais para reverter o aquecimento global não são suficientes para um futuro sustentável e igualitário.

Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

As estruturas devem deter resíduos flutuantes em rio que desaguam na Baía de Guanabara - uma das maiores do mundo. Sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio de Janeiro.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi