Meio Ambiente

Alertas de desmatamento caíram 56,8% em setembro comparado com 2022

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 56,8% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Alertas de desmatamento caíram 56,8% em setembro comparado com 2022

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática nesta sexta-feira (6).

De janeiro a setembro, a redução dos alertas no bioma foi de 49,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são do Sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E apesar não ter a finalidade de medir com precisão áreas desmatadas, o sistema identifica a ação enquanto ela ocorre para orientar a fiscalização ambiental em campo.

Na Amazônia, dez municípios concentraram quase um terço do total das áreas sob alertas de desmatamento de janeiro a setembro deste ano.

O líder foi Altamira (PA), seguido por Apuí (AM), Feliz Natal (MT), São Félix do Xingu (PA), e Porto Velho (RO).

O Ibama aumentou em 139% os autos de infração por crimes contra a flora, isso de janeiro a setembro em relação à média para o mesmo período nos últimos quatro anos.

Já no Cerrado houve alta de 149% em setembro e de 27% no acumulado de janeiro a setembro, na comparação com os mesmos períodos de 2022.

Dez municípios concentraram quase um terço do total de áreas sob alertas de desmatamento de janeiro a setembro deste ano: o líder foi São Desidério (BA), seguido por Jaborandi (BA), Balsas (MA), Cocos (BA) e Barreiras (BA). Todos na Bahia.

No bioma, o Ibama aumentou em 23% os autos de infração por crimes contra a flora de janeiro a setembro em relação à média para o mesmo período nos últimos quatro anos.  

O Ministério do Meio Ambiente está em diálogo com os estados para aprimorar as ações de monitoramento e controle no bioma.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 06/10/2023 21:25:49. Última edição: 06/10/2023 21:25:49

Tags: Desmatamento Amazônia Cerrado Ibama Inpe

Leia também:

Área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50% em 37 anos

Área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50% em 37 anos

No período de 1985 a 2022, a área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50%, ocupando agora 282,5 milhões de hectares. Os números são do MapBiomas e foram divulgados nesta sexta-feira (6).

Setembro teve 516 km2 de área sob alerta de desmatamento

Setembro teve 516 km2 de área sob alerta de desmatamento

A maior parte da área derrubada foi no Matopiba, que inclui parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Só o Maranhão registrou mais de 155 km2 de desmatamento. Das dez cidades com mais desmate, nove estão nesses estados. Somente, Brasnorte, do Mato Grosso, é de fora da região.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi