Meio Ambiente

Amazônia Legal: alertas de desmatamento caem 61% em janeiro

Dados são do Instituto de Pesquisas Espaciais

Em janeiro deste ano, houve queda de 61% no total de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são do Inpe, Instituto de Pesquisas Espaciais, e foram divulgados nesta sexta-feira (10). Eles mostram um acumulado de alertas de quase 167 km², enquanto que em janeiro de 2022 esse número chegou a 430 km².

Amazônia Legal: alertas de desmatamento caem 61% em janeiro
© Mario Oliveira/ MTUR

Os alertas são feitos pelo Deter, que é o sistema de detecção de alteração da cobertura florestal na Amazônia, e servem como base para o controle do desmatamento e da degradação. Trabalho feito pelo Ibama e outros órgãos de fiscalização. Para a diretora de ciência do IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ane Alencar, o dado, apesar de ainda não consolidado, é para ser comemorado.

O Deter mapeia em tempo real desmatamentos e outras alterações com áreas maiores que 3 hectares. E valem tanto para áreas degradadas por incêndios florestais e exploração de madeira, por exemplo, quanto para as desmatadas. Ou seja, aquelas com solo exposto ou com desmatamento com vegetação e mineração. As informações são enviadas diariamente ao Ibama. Como o sistema usa imagens de satélite com sensores ópticos, os dados podem ser afetados pelas nuvens, influenciados pela ocorrência de nuvens. Por isso, para a diretora do IPAM, ainda é cedo para relacionar essa redução à política ambiental do novo governo, mas já é um sinal.

O combate ao desmatamento é, aliás, uma das prioridades do atual governo. Tanto é que uma comissão interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil foi criada esta semana e já teve a primeira reunião. A ideia é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer as políticas ambientais, combatendo atividades ilegais e investindo na produção sustentável e na inovação.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 10/02/2023 13:30:06. Última edição: 10/02/2023 13:30:06

Tags: Amazônia Legal Desmatamento

Leia também:

PF prende empresário pecuarista que extraía ouro ilegalmente no Pará

O empresário, que não teve o nome confirmado, também é acusado de crimes ambientais na propriedade por onde passa a linha de transmissão de energia Xingu-Rio, a maior do mundo.

Operação da PF combate pesca com uso de explosivos na Bahia

Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, na capital baiana, Salvador, e três mandados de prisão preventiva.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi