Meio Ambiente

Área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50% em 37 anos

Cerrado tem grande potencial para aumentar a produtividade agrícola

A área reservada à agropecuária no país cresceu nos últimos 37 anos e agora ocupa a um terço do território nacional. No período de 1985 a 2022, a área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50%, ocupando agora 282,5 milhões de hectares. Isso equivale aos estados do Pará e do Amazonas juntos.

Área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50% em 37 anos

Os números são do MapBiomas, o Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil, e foram divulgados nesta sexta-feira.

O levantamento aponta que esse avanço agropecuário foi às custas de desmatamento: 64% para pastagens e 10% pra preparar a terra. Os estados com maiores áreas de desmatamento para agricultura foram Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Goiás.

Segundo o estudo, a demanda por arroz é bem importante no país. Mas, soja, milho e cana-de-açúcar são as três culturas de maior área. Como explica Joel Risso, da equipe de Agricultura, Floresta Plantada e Irrigação do MapBiomas.

E as novas fronteiras agrícolas se concentram no Matopiba, que envolve Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, no Amacro, a fronteira entre Amazonas, Acre e Rondônia, e no bioma Pampa.

Já os estados que mais desmataram pra gerar pasto foram Pará, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Tocantins.

Para o professor e coordenador do Laboratório de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás, Laerte Ferreira, a área de pastagem chama atenção.

Além disso, Laerte chama a atenção para o potencial do Cerrado para aumentar a produtividade agrícola.

O estudo mostra ainda que 26% da ampliação da atividade agrícola foi sobre terras que já tinham sofrido a ação humana.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 06/10/2023 21:25:49. Última edição: 06/10/2023 21:25:49

Tags: Produtividade Desmatamento Produção Agrícola

Leia também:

Setembro teve 516 km2 de área sob alerta de desmatamento

Setembro teve 516 km2 de área sob alerta de desmatamento

A maior parte da área derrubada foi no Matopiba, que inclui parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Só o Maranhão registrou mais de 155 km2 de desmatamento. Das dez cidades com mais desmate, nove estão nesses estados. Somente, Brasnorte, do Mato Grosso, é de fora da região.

Apoio da Força nacional ao ICMBio é prorrogado até janeiro de 2024

Apoio da Força nacional ao ICMBio é prorrogado até janeiro de 2024

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, até 1º de janeiro de 2024, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de proteção, fiscalização e combate aos crimes ambientais das áreas de atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi