Meio Ambiente

BNDES avalia concessão com Pagamento de Serviços Ambientais

A ideia do BNDES é levar investimentos aos territórios e garantir renda para quem protege o meio ambiente na Amazônia e em outros biomas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai realizar estudos para avaliar um novo modelo de concessão ambiental baseado no Pagamento de Serviços Ambientais e no mercado de créditos de carbono, para conservação e recuperação de florestas. A ideia do BNDES é levar investimentos aos territórios e garantir renda para quem protege o meio ambiente na Amazônia e em outros biomas.

Nesta terça-feira (13) foi assinado um contrato com o Consórcio PSA e Créditos de Carbono, liderado pela Tauil & Chequer Sociedade de Advogados, selecionado em um processo público.

A contratação dos estudos é a primeira etapa para a estruturação de futuros projetos de concessão de ativos ambientais. O prazo para conclusão dos trabalhos é dezembro deste ano.

Segundo o BNDES, as concessões ambientais existentes costumam se basear na exploração turística ou no manejo sustentável de produtos florestais. Os estudos vão avaliar um modelo diferente, que deverá apresentar soluções técnicas e jurídicas levando em conta o arcabouço legal existente no Brasil.

*  Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 14/09/2022 23:45:55. Última edição: 14/09/2022 23:45:55

Tags: BNDES Concessão Ambiental

Leia também:

Sustentabilidade: Meio Ambiente lança programa Escolas Mais Verdes

A iniciativa prevê investimentos de até R$ 300 milhões, que vão ser destinados para ações como separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reuso e eficiência no uso de água,

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi