Meio Ambiente

Brasil conta agora com uma ferramenta que ajuda a prever inundações

A ferramenta, batizada de Hidroview, monitora as bacias hidrográficas e o volume de chuvas e ajuda a calcular o aumento do nível dos rios.

 O Brasil conta agora com uma ferramenta que ajuda a prever inundações. A ferramenta, batizada de Hidroview, monitora as bacias hidrográficas e o volume de chuvas e ajuda a calcular o aumento do nível dos rios.

A promessa é fornecer informações sobre mudanças de vazão dos rios até 15 dias antes de possíveis inundações e ajudar a prevenir catástrofes como as de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

No começo do ano, as chuvas provocaram mais de 230 mortes e deixaram centenas de pessoas desabrigadas, no que já é considerada a maior tragédia climática da história da cidade.

Márcio Moraes, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemadem, e coordenador do projeto, explica que o Hidroview calcula dados sobre as chuvas e volume de água, calculando e prevendo cheias.

Se o monitoramento apontar para risco de grandes cheias, as salas de monitoramento do Cemadem vão acionar as defesas civis dos estados e dos municípios que podem ser atingidos.

Hoje pouco mais de mil municípios em todo o país são considerados prioritários por terem histórico de deslizamento e enchentes.

Mas, o monitoramento não fica restrito já que com as mudanças climáticas o país inteiro está mais vulnerável a situações mais frequentes de catástrofes.

Segundo os cálculos da Confederação Nacional dos Municípios, as mortes causadas por esses desastres no ano de 2022 já respondem por mais de 25% de todas as mortes registradas por esse motivo nos últimos 10 anos.

No ranking feito pelas Nações Unidas, o Brasil já é o sexto país no mundo com maior número de desastres naturais.

O Hidroview é resultado de uma cooperação internacional com a Nasa e o Cemadem e, por enquanto, a ferramenta consegue monitorar apenas os rios de médio e grande porte de todo o país. Mas a ideia é conseguir usar a ferramenta para prevenir cheias também em rios pequenos, os córregos, que são sujeitos a mudanças bruscas de vazão.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 01/12/2022 21:08:57. Última edição: 01/12/2022 21:08:57

Tags: Hidroview Catástrofes Chuvas

Leia também:

Kombi percorre o Brasil para mostrar importância das abelhas

A bióloga Isabela Fontoura criou um laboratório itinerante que visita há cinco anos escolas e feiras agrícolas ensinando sobre a importância da preservação desses insetos.

Tamanho de bicho preguiça chama a atenção no Parque da Tijuca no Rio

Uma preguiça de cerca de 80 centímetros foi registrada em fotos e vídeos no Parque da Tijuca. A descoberta causou surpresa, já que ela é a maior já avistada no Parque até hoje.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi