O Brasil vai apresentar na COP 28, em Dubai, uma proposta para manutenção das florestas tropicais em todo o planeta. A informação foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conversa com jornalistas, nesta sexta-feira (17).
De acordo com Haddad, o plano prevê um mecanismo de sustentação financeira a países que preservam suas florestas.
Após evento 'Diálogo sobre Transformação Ecológica com Movimentos Sociais e ONGs', que contou com a participação de ambos os ministros, Marina Silva falou também do compromisso brasileiro de reduzir emissões de gases de efeito estufa e da importância de limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, temas que estarão em debate na Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
Para Haddad, o ritmo de mudança da economia à luz da crise climática está muito lento, o que aumenta a importância de debates como os promovidos pelas Nações Unidas na pauta ambiental.
A COP 28 ocorre de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. O presidente Lula deverá participar nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com 140 chefes de Estado e de governo.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda - 18/11/2023 00:05:05. Última edição: 18/11/2023 00:05:05