O Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo, certificou praias brasileiras, como Cumbuco no Ceará.
O Brasil tem agora 29 praias e 11 marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo. A informação foi divulgada nesta semana, após avaliação do júri internacional da premiação.
O número de locais reconhecidos pelo programa representa um aumento de 42% em relação à edição anterior, quando o Brasil teve 28 locais certificados.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. E desafia as autoridades locais e os gestores de praias a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança.
Esses pré-requisitos devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente para que o hasteamento simbólico da Bandeira Azul atinja um dos seus principais objetivos que é elevar o grau de conscientização da sociedade, empresários e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiros.
Antes do reconhecimento internacional, as praias e marinas passaram por avaliação de júri nacional, composto entre outros órgãos pelo Ministério do Turismo.
A praia do Cumbuco, que pertence ao município cearense de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, é um dos locais que recebe o prêmio pela primeira vez. A secretária de Turismo e Cultura da cidade, Yrwana Albuquerque, que liderou o comitê de inscrição do destino turístico no concurso, fala da importância.
A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, antes do início da temporada de verão no hemisfério sul. No site Bandeira Azul é possível saber mais sobre o programa e todos os locais que receberam a certificação.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - Maranhão / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 07/10/2022 16:06:09. Última edição: 07/10/2022 16:06:09