Meio Ambiente

Brasil tem 29 praias reconhecidas pelo turismo sustentável

O Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo, certificou praias brasileiras, como Cumbuco no Ceará.

O Brasil tem agora 29 praias e 11 marinas certificadas pelo Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo. A informação foi divulgada nesta semana, após avaliação do júri internacional da premiação.

O número de locais reconhecidos pelo programa representa um aumento de 42% em relação à edição anterior, quando o Brasil teve 28 locais certificados. 

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. E desafia as autoridades locais e os gestores de praias a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança.

Esses pré-requisitos devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente para que o hasteamento simbólico da Bandeira Azul atinja um dos seus principais objetivos que é elevar o grau de conscientização da sociedade, empresários e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiros.

Antes do reconhecimento internacional, as praias e marinas passaram por avaliação de júri nacional, composto entre outros órgãos pelo Ministério do Turismo.

A praia do Cumbuco, que pertence ao município cearense de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, é um dos locais que recebe o prêmio pela primeira vez. A secretária de Turismo e Cultura da cidade, Yrwana Albuquerque, que liderou o comitê de inscrição do destino turístico no concurso, fala da importância.

A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, antes do início da temporada de verão no hemisfério sul. No site Bandeira Azul é possível saber mais sobre o programa e todos os locais que receberam a certificação.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - Maranhão / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 07/10/2022 16:06:09. Última edição: 07/10/2022 16:06:09

Tags: Bandeira Azul Turismo Sustentável Praias

Leia também:

Exposição Green Minds traz obras que tratam da preservação ambiental

Preservação ambiental e mudanças climáticas são alguns dos temas principais da Exposição Green Minds, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, inaugurada nesta quinta-feira.

Em 20 anos, Brasil perdeu 6% do território em vegetação nativa

Foram perdidos 513 mil quilômetros quadrados entre 2000 e 2020. No mesmo período, a silvicultura, a agricultura e o pasto aumentaram em território, segundo IBGE.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi