Meio Ambiente

Brasil volta à liderança ambiental, diz ministro norueguês

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega disse nesta quarta-feira (22) que o Brasil está retomando a liderança global que já teve na questão ambiental. A declaração foi dada em encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega disse nesta quarta-feira (22) que o Brasil está retomando a liderança global que já teve na questão ambiental.

Brasil volta à liderança ambiental, diz ministro norueguês
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

A declaração foi no encontro que ele teve com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Os dois ministros divulgaram uma declaração, reafirmando a parceria bilateral em clima e florestas, iniciada em 2008. Na época, o Brasil lançou o Fundo Amazônia; e a Noruega, a Iniciativa Internacional para Clima e Florestas.

O ministro da Noruega lembrou que ao longo dos últimos 4 anos, o Fundo da Amazônia, administrado pelo BNDES, ficou congelado por mudanças nas regras promovidas pelo governo Bolsonaro.

Mas ressaltou que a partir de agora, o valor, que passa de R$ 3 bilhões, com contribuições principalmente dos Noruegueses e da Alemanha, vai ser descongelado.

A ministra Marina Silva destacou que os dois países voltam, agora, a andar juntos na preservação do meio ambiente.

O ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, disse à ministra brasileira que “o Brasil mostrou liderança global no passado e está fazendo isso novamente agora”.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 22/03/2023 21:55:27. Última edição: 22/03/2023 21:55:27

Tags: Noruega Liderança Fundo Da Amazônia

Leia também:

Complexo de energia eólica é inaugurado na Paraíba com 15 parques

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o parque renovável da Paraíba responde por 30% da capacidade de geração de todo o estado.

AGU aprova continuidade de cobrança de multas ambientais

O advogado-geral da União, Jorge Messias, aprovou dois pareceres nessa segunda-feira (20) que garantem a continuidade de mais de R$ 29 bilhões em multas ambientais.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi