Meio Ambiente

Capital paulista vai sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades em 2023

A capital Paulista vai sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades que ocorrerá em 2023. São Paulo foi escolhida como a próxima sede da reunião em conferência da Cúpula, em Montevidéu, capital do Uruguai. A Mercocidades é uma rede que agrupa mais de 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para discussão de temas como desenvolvimento sustentável e cidades mais verdes.

A capital Paulista vai sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades que ocorrerá em 2023. São Paulo foi escolhida como a próxima sede da reunião em conferência da Cúpula, em Montevidéu, capital do Uruguai.

A Mercocidades é uma rede que agrupa mais de 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para discussão de temas como desenvolvimento sustentável e cidades mais verdes.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou algumas das metas da capital na área do transporte público e sustentabilidade, como a substituição de 20% dos ônibus a diesel.

Na edição da Cúpula deste ano, no Uruguai, os principais compromissos, demandas e preocupações das autoridades das cidades participantes foram reunidos na Declaração de Montevidéu. 

Dentre os compromissos dos signatários está o de promover cidades mais igualitárias e justas, incorporando a perspectiva de igualdade de gênero e cidades ambientalmente sustentáveis, que preservem os recursos naturais tendo em vista a emergência climática que ocorre no mundo.

Por fim, a carta também repudia os discursos de ódio e as ameaças contra governos legitimamente eleitos e reitera o compromisso com a defesa da democracia.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde - 04/12/2022 07:42:37. Última edição: 04/12/2022 07:42:37

Tags: 28ª Cúpula Das Mercocidades

Leia também:

Brasil conta agora com uma ferramenta que ajuda a prever inundações

A ferramenta, batizada de Hidroview, monitora as bacias hidrográficas e o volume de chuvas e ajuda a calcular o aumento do nível dos rios.

Kombi percorre o Brasil para mostrar importância das abelhas

A bióloga Isabela Fontoura criou um laboratório itinerante que visita há cinco anos escolas e feiras agrícolas ensinando sobre a importância da preservação desses insetos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi