Meio Ambiente

Ceará é o primeiro estado do Brasil a ter uma Lei do Mar

Por meio desta lei o governo do estado cria a política estadual de conservação e uso sustentável dos recursos do mar.

O Ceará é o primeiro estado do Brasil a ter uma Lei do Mar, através dela o governo do estado cria a política estadual de conservação e uso sustentável dos recursos do mar.

O secretário estadual do Meio Ambiente Arthur Bruno explica a importância da lei: "O estado do Ceará tem 573 quilômetros de litoral, são vinte municípios que tem praia, e nós temos um território marinho maior do que o território terrestre. O território cearense é de 149 mil quilômetros em terra e em mar nós temos 249 mil quilômetros quadrados, ou seja, é 70% maior do que o território terrestre. Esse mar ainda é pouco conhecido, é um território que pode gerar muito emprego, renda e também nós temos que estar muito preocupados com a preservação de seus recursos naturais, da sua fauna, da sua flora.  Portanto são atividades econômicas importantes, nós chamamos hoje a economia do mar, a economia verde e o Ceará portanto tem que se preocupar muito com esses recursos, com essas possibilidades que nós temos em relação ao Oceano Atlântico."

No âmbito internacional a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, consta da agenda global da década das Nações Unidas da ciência oceânica.

Arthur Bruno dá mais detalhes da Lei do Mar: È uma lei que traz diretrizes, princípios, objetivos e uma série de instrumentos que foram ou estão sendo criados para executar uma boa política, um bom plan,o de uso dos recursos marinhos. Então tudo se começa com a lei de política, que é o que nós aprovamos agora, nós já estamos criando uma série de instrumentos, um deles é o observatório Costeiro Marinho que já está funcionando. Nós estamos com várias universidades, ONGs e vários municípios participando. Nós estamos elaborando o plano para nos preparar para desastres ambientais, é o chamado plano de contingência. Nós estamos também elaborando o zoneamento ecológico econômico costeiro, dentre outros instrumentos.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente acrescenta que a lei vai harmonizar o uso dos recursos pelos setores tradicionais da economia do mar, como o transporte marítimo, pesca, extração de minerais, cabos e dutos submarinos, turismo e lazer.

Agência Brasil / Por Fernando Jocelito - Repórter da Rádio Universitária FM - Fortaleza-CE / Edição: Beatriz Arcoverde - 25/12/2022 12:00:05. Última edição: 25/12/2022 12:00:05

Tags: Lei Do Mar

Leia também:

No Rio depois de transtornos a previsão é de fim de semana sem chuva

No norte fluminense, as cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes sofreram alagamentos e interdições de estradas, devido ao transbordamento do rio Paraíba do Sul.

MPF-RJ é contra mudança nas regras ambientais no rio Paraíba do Sul

Ministério Público do Rio de Janeiro vai entrar com ação na Justiça contra a aprovação do projeto que cria uma Área de Proteção Ambiental na região do Médio Paraíba.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi