Meio Ambiente

Cerca de 80% do desmatamento no Cerrado de MT foi feito ilegalmente

Levantamento abrange período de agosto de 2021 a julho de 2022

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostra que 80% do desmatamento do Cerrado em Mato Grosso foi realizado de forma ilegal entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Conforme o levantamento, nesse período o estado registrou 742 km² de desmatamento no bioma. Apesar do número representar uma redução de pouco mais de 7% em relação ao período anterior, o que preocupa é a ilegalidade, como explica a coordenadora do programa de Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.

De acordo com Ana Paula Valdiones, quase um quarto do desmatamento está concentrado em três municípios: Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Paranatinga.

Segundo a coordenadora, a maior parte do desmatamento no Mato Grosso ocorre em áreas cadastradas no CAR, o cadastro ambiental rural.

De acordo com a coordenadora do Instituto Centro de Vida, entre agosto de 2021 e julho de 2022, mais de 10 mil e 500 km² do Cerrado brasileiro foram desmatados. Um aumento de 25% em relação ao período anterior.

Para Ana Paula, uma situação preocupante já que o Cerrado é conhecido como ‘caixa d’água do Brasil’ porque abriga nascentes de importantes rios do Pantanal, mas hoje esse bioma é o mais desprotegido em relação a outros, como a Amazônia, por exemplo.

E o desmatamento do Cerrado acaba prejudicando a capacidade de manutenção hídrica da região com consequências negativas para a biodiversidade e para as pessoas.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 24/02/2023 08:50:13. Última edição: 24/02/2023 08:50:13

Tags: Desmatamento Cerrado Mato Grosso

Leia também:

Cerca de 80% do desmatamento no Cerrado foi realizado de forma ilegal

Conforme levantamento do Instituto Centro de vida, entre agosto de 2021 a julho de 2022, Mato Grosso registrou 742 km² de desmatamento no bioma. Quase um quarto do desmatamento está concentrado em três municípios: Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Paranatinga.

Chuva forte também atinge estados do Norte e Nordeste

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas, até esta sexta-feira (24), para a faixa que vai do litoral do Estado do Amapá até o interior do Ceará.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi