Meio Ambiente

China tem 42% dos trabalhadores no setor de energia renovável no mundo

Cerca de 700 mil novos profissionais foram contratados no setor de energias renováveis no ano passado em todo o mundo, o que fez crescer para 12 milhões e 700 mil o número de trabalhadores que atuam

Cerca de 700 mil novos profissionais foram contratados no setor de energias renováveis no ano passado em todo o mundo, o que fez crescer para 12 milhões e 700 mil o número de trabalhadores que atuam com matrizes limpas de energia, como hidráulica, solar, eólica, geotérmica e bioenergética. Os dados são do último relatório da Organização Internacional do Trabalho, divulgados nesta sexta-feira.

Quase dois terços das vagas criadas estão em países asiáticos. A China emprega 42% do total de trabalhadores do setor de energias renováveis mundial. Em seguida vem a União Europeia e o Brasil, com 10% cada um, seguidos de Estados Unidos e Índia, com 7%. 

Em 2019, a produção de energia por fontes limpas já cresceu mais que as fontes fósseis, como carvão, gás e petróleo.

A energia solar é o setor que mais gera empregos, um terço da mão de obra global. No último ano, foram 4 milhões e 300 mil pessoas na área. E o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho destaca que uma quantidade crescente de vagas está sendo preenchida por mulheres.

O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking mundial de capacidade de energia solar instalada, com mais de 459 mil novos empregos acumulados no ano passado, de acordo com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Também em 2021, a geração de energia eólica no país aumentou 26%, com destaque para o Rio Grande do Norte, estado com maior geração do Brasil, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 23/09/2022 16:01:12. Última edição: 23/09/2022 16:01:12

Tags: Energia Renovável Matriz Energética China Eólica

Leia também:

Embrapa identifica mais de 40 milhões de ipês em florestas de manejo

Mais de 40 milhões de ipês roxos e amarelos adultos foram identificados em florestas de manejo sustentável nos estados do Acre e Mato Grosso.

Plogging: prática que une caminhadas a coleta de lixo ganha adeptos

Muita gente tem o costume de fazer caminhadas e corridas pela cidade ou perto do lugar onde mora. Durante o percurso, infelizmente é comum encontrar uma certa quantidade de lixo atirado pelo caminho.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi