Meio Ambiente

Comitiva ministerial visita Manaus para tratar da seca na região

A pedido do presidente Lula, uma comitiva de ministros liderada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vai desembarcar nesta quarta-feira em Manaus para tratar das consequências da seca histórica que atinge o estado do Amazonas. O anúncio foi feito pelo próprio Alckmin nesta terça-feira, em São Paulo, após evento na Fiesp.

A pedido do presidente Lula, uma comitiva de ministros liderada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, vai desembarcar nesta quarta-feira em Manaus para tratar das consequências da seca histórica que atinge o estado do Amazonas. 

Comitiva ministerial visita Manaus para tratar da seca na região

O anúncio foi feito pelo próprio Alckmin nesta terça-feira, em São Paulo, após evento na Fiesp.  

Até o momento, foram confirmadas as presenças dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que responde pela Defesa Civil Nacional; de Minas e Energia, Alexandre Silveira e da Defesa, José Múcio.  

Para preparar essa visita, outros ministérios como o dos Transportes, Portos e Aeroportos, Meio Ambiente e Povos Indígenas, participam de reunião com Alckmin, em Brasília. 

Segundo último balanço da Defesa Civil do Amazonas, chega a 24 o número de municípios em situação de emergência devido à estiagem. Outros 34 municípios estão em alerta e dois em atenção. Dos 62 municípios do estado, em apenas dois a situação é de normalidade..  

Em comunicado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que tem atuado com rigor diante da forte estiagem e no combate às queimadas ilegais. Duas aeronaves enviadas do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal vão intensificar o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros no combate aos focos de queimadas na região metropolitana de Manaus.   

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à ‘Merenda em Casa’, programa que leva alimentos aos alunos impactados pela estiagem no estado, principalmente os das áreas rurais. A previsão é atender, nas próximas duas semanas, ao menos os 2 mil estudantes da rede estadual de ensino afetados até o momento.  

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 03/10/2023 20:45:38. Última edição: 03/10/2023 20:45:38

Tags: Seca No Amazonas

Leia também:

Seca: pesquisadores analisam influência na morte de botos no Lago Tefé

Seca: pesquisadores analisam influência na morte de botos no Lago Tefé

Já foram encontrados mais de 120 botos-vermelhos e tucuxi mortos. Pesquisadores de várias entidades ambientais investigam se o baixo volume de água e das altas temperaturas seriam o motivo das mortes, já que a mortandade em larga escala da espécie na região é incomum.

Seca provoca parada das operações de hidrelétrica em Rondônia

Seca provoca parada das operações de hidrelétrica em Rondônia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico comunicou, nesta segunda-feira, a parada temporária das operações da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia, em decorrência da seca histórica do Rio Madeira. Esta é a primeira vez que a usina é desligada por falta de chuvas.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi