Meio Ambiente

Complexo de energia eólica é inaugurado na Paraíba com 15 parques

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o parque renovável da Paraíba responde por 30% da capacidade de geração de todo o estado.

A transição energética do Brasil vai ter investimentos de cerca de R$ 50 milhões para a construção de parques de energia eólica e solar. A declaração é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que esteve na inauguração do Complexo Renovável Neonergia, no interior da Paraíba, ao lado do Presidente Lula. 

O complexo tem 15 parques de energia gerada pela força do vento e fica no sertão do estado, nas cidades de Santa Luzia, Areia de Baraunas, São Mamed, Sao José do Sabugi e Junco do Seridó. Ao entrar em operação, pelo grupo empresarial Neoenergia, todo o complexo vai ter uma capacidade de 471 Megawatts de energia limpa e renovável. Isso devido aos 136 aerogeradores - as grandes turbinas que giram com a força do vento e têm 65 metros de altura.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o parque renovável da Paraíba responde por 30% da capacidade de geração de todo o estado.

A energia eólica é um tipo de energia renovável, gerada pela força dos ventos, nas turbinas. Além de limpa, por não poluir a atmosfera, também é mais barata. No entanto, em todo o mundo, já existem grupos que se posicionam contra a geração de energia eólica.

Especialistas relatam, como consequências desse tipo de energia, a emissão de ruído causado pelas turbinas, levando a problemas na saúde do sono, enxaqueca e estresse, em pessoas que vivem perto dos parques. Além disso, provocam modificação da paisagem, morte de aves e fuga de animais, entre outros efeitos.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 22/03/2023 16:50:10. Última edição: 22/03/2023 16:50:10

Tags: Eólica Parque Paraíba

Leia também:

AGU aprova continuidade de cobrança de multas ambientais

O advogado-geral da União, Jorge Messias, aprovou dois pareceres nessa segunda-feira (20) que garantem a continuidade de mais de R$ 29 bilhões em multas ambientais.

Relatório de mudanças climáticas aponta necessidade de ações urgentes

De acordo com o levantamento, o aumento das temperaturas, as catástrofes naturais e as alterações nos ecossistemas reforçam que as tendências atuais para reverter o aquecimento global não são suficientes para um futuro sustentável e igualitário.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi