Meio Ambiente

COP27: últimos oito anos podem ter sido os mais quentes já registrados

Relatório provisório sobre o clima global em 2022 foi apresentado no primeiro dia da Cúpula do Clima e aponta que eventos extremos afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares em 2022.

Os últimos oito anos caminham para serem os oito mais quentes já registrados, de acordo com o relatório provisório sobre o clima global em 2022 da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estudo foi apresentado no primeiro dia da 27ª edição da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece no Egito.

A temperatura média global neste ano é estimada em cerca de 1,15°C acima da média pré-industrial de 1850 a 1900, período usado de base no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão tão altos que vai ser difícil alcançar a meta de limitar a 1,5°C o aumento da temperatura, previsto no Acordo de Paris. O relatório apontou que eventos extremos afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares em 2022.

Na África Oriental, a chuva está abaixo da média em quatro estações chuvosas consecutivas, a mais longa em 40 anos. Estima-se que entre 18 e 19 milhões de pessoas enfrentaram crise alimentar. Chuvas recordes em julho e agosto levaram a grandes inundações no Paquistão, com pelo menos 1,7 mil mortes. Grande parte do hemisfério norte, incluindo China e Europa, tiveram períodos quentes e secos.

Os dados de temperatura usados no relatório provisório vão até setembro. A versão final será lançada em abril do ano que vem.
 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Suzana Guimarães - 08/11/2022 19:29:29. Última edição: 08/11/2022 19:29:29

Tags: COP27 Cúpula Do Clima

Leia também:

Na COP27, pavilhão do Brasil defende uso sustentável das florestas

Em Sharm-El-Sheikh, no Egito, o pavilhão brasileiro discutiu sobre como é possível utilizar os recursos das florestas de forma sustentável com desenvolvimento econômico e social dos moradores da região.

Até 45% das onças-pintadas do Pantanal foram afetadas por queimadas

Artigo da revista científica Communications Biology mostra que fogo de 2020 queimou quase um terço do bioma e foi o maior da série histórica, registrada desde 2005.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi