Meio Ambiente

Cúpula da Amazônia discutirá desenvolvimento sustentável das florestas

Lula defendeu aliança que envolva povos indígenas da amazônia

A Indonésia enviará um representante para participar da Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 deste mês, em Belém. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente do país, Joko Widodo, e defendeu uma aliança pelo desenvolvimento sustentável das florestas tropicais do planeta.

Para Lula, é preciso uma política unificada dos países da região amazônica que envolva também os povos indígenas, para evitar o desmatamento na área e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência das 28 milhões de pessoas que lá vivem. Ele também vem defendendo a discussão de uma posição conjunta para ser levada à COP28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

A Cúpula da Amazônia pretende definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.

Antes disso, em um evento prévio – chamado Diálogos Amazônicos –, representantes de movimentos sociais, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e dos demais países amazônicos se encontrarão, de 4 a 6 de agosto, para formular sugestões visando à reconstrução de políticas públicas sustentáveis.

O resultado desses debates será apresentado aos chefes de Estado durante as reuniões nos dias 8 e 9.

Agência Brasil / Por Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília - 03/08/2023 06:05:11. Última edição: 03/08/2023 06:05:11

Tags: Cúpula Da Amazônia Lula Indonésia

Leia também:

Agenda sustentável: Brasil e ONU assinam novo marco de cooperação

O novo Marco de Cooperação Brasil-ONU (UNSDCF) 2023-2027 é o principal instrumento de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das atividades de apoio da ONU ao Brasil, com foco no cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Brasil defende centro integrado de cooperação policial em Manaus

O governo brasileiro está defendendo, junto aos demais países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), a criação de um centro integrado de cooperação policial em Manaus (AM) e de um sistema integrado de tráfego aéreo. A proposta deve ser discutida durante a Cúpula da Amazônia, encontro que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto em Belém (PA), chefes de Estado do Brasil, Bolívia Colômbia, Guiana, Peru, e Venezuela. De acordo com o embaixador brasileiro André Correia do Lago, as medidas vão favorecer o combate às organizações criminosas que atuam na Amazônia.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi