Meio Ambiente

Cúpula da Amazônia: países ricos não estão cumprindo metas ambientais

Comunicado reforça que desmatamento impacta as florestas tropicais

Os países participantes da Cúpula da Amazônia divulgaram nesta quarta-feira (9) comunicado conjunto com as considerações finais do encontro.

Cúpula da Amazônia: países ricos não estão cumprindo metas ambientais
© Ricardo Stuckert/PR

O comunicado dos países elencou dez pontos com compromissos voltados à preservação das florestas, redução do desmatamento, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O comunicado 'Unidos por Nossas Florestas' aponta que a mudança do clima já está impactando as florestas tropicais em todo mundo. E sugere que a cooperação internacional é a via mais eficaz para redução das causas da degradação florestal.

Além disso, convida os demais países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais ao diálogo em conferências internacionais, como a COP-28, que será realizada em Dubai, no fim deste ano.

Pelo texto, os participantes da Cúpula da Amazônia manifestaram preocupação com o não cumprimento, por parte de alguns países desenvolvidos, de suas metas de mitigação e financiamento climático.

Iniciativa para conservação e uso sustentável de ecossistemas florestais promovida por Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia também é citada no comunicado.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 09/08/2023 21:10:13. Última edição: 09/08/2023 21:10:13

Tags: Comunicado Cúpula Da Amazônia Preservação Das Florestas

Leia também:

Saídas contra a crise climática precisam de financiamento, diz Lula

O presidente Lula encerrou, nesta quarta-feira (9), a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará. Segundo ele, é hora de tirar projetos do papel, em defesa da floresta e também das populações. A declaração foi dada depois da reunião com países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e nações convidadas.

Ação conjunta no Vale do Javari, em Manaus, desativa garimpos ilegais

A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi