Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará. O encontro reúne até quarta (9) líderes de oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
© Arte/ Agência Brasil
Todos são integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônico.
A Cúpula vai discutir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, está prevista a adoção da Declaração de Belém, com algumas ações para garantir sustentabilidade, preservação e inclusão social das pessoas que moram na região.
O presidente Lula, como país anfitrião, comanda a reunião. Depois, terá encontros bilaterais.
Nessa segunda-feira, o presidente conversou com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Lula defendeu o fortalecimento da instituição e a cooperação entre os países. Já a secretária-geral disse que a agenda será focada no combate à fome e aos crimes ambientais, com prioridade também para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
Vários ministros estão em Belém cumprindo agenda. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que essa Cúpula foi pensada em dois eixos: o governamental e o da sociedade civil.
E fez um alerta: a Amazônia está drasticamente ameaçada e, para reverter esse processo, é preciso trabalhar de forma conjunta.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 08/08/2023 09:50:19. Última edição: 08/08/2023 09:50:19