Neste domingo é celebrado o dia do Cerrado
Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnias
A maioria dos municípios entrou em emergência por causa da estiagem.
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis cidades do país que foram atingidas por desastres naturais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A maioria dos municípios entrou em emergência por causa da estiagem. É o caso de Boa Vista do Tupim, Cotegipe e Ituaçu, na Bahia; além de Iconha, no Espírito Santo; e de Tangará, no Rio Grande do Norte.
No estado de Pernambuco, o município de Tamandaré entrou em emergência por causa das chuvas intensas.
As cidades que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada. Com isso, as prefeituras têm mais condições de restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura pública que tenha sido danificada.
Para solicitar o reconhecimento desse tipo de situação, os agentes municipais devem utilizar o sistema S2iD — que é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A plataforma é online, e está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional, no endereço gov.br/mdr
Agência Brasil / Por Daniel Ito, da Da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano (Rádio Nacional) e Luiz Cláudio Ferreira (web) - 14/09/2022 23:46:13. Última edição: 14/09/2022 23:46:13
Tags: Desastres Naturais Estiagem
Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnias
O incêndio na Serra do Curral começou na última sexta-feira. Segundo os Bombeiros, ainda não é possível estimar o tamanho da área devastada.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.