Meio Ambiente

Desmatamento irregular suspende financiamentos do BNDES

Proprietários flagrados com desmatamento irregular têm os recursos bloqueados em tempo recorde por meio de uma nova ferramenta de monitoramento espacial. Com a técnica, o BNDES já bloqueou financiamentos de 58 donos de terras, totalizando cerca de R$ 25 milhões.

Proprietários flagrados com desmatamento irregular têm os recursos bloqueados em tempo recorde por meio de uma nova ferramenta de monitoramento espacial. Com a técnica, o BNDES já bloqueou financiamentos de 58 donos de terras, totalizando cerca de R$ 25 milhões.

O monitoramento é feito pelo MapBiomas, que analisa imagens de satélite. As informações sobre a derrubada de vegetação são repassadas ao banco público, que cruza com dados do Ibama. Se comprovar a irregularidade, o pedido de financiamento é barrado. A suspensão do crédito ocorre de forma rápida, questão de dias entre a solicitação e a resposta.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, um desafio ainda é firmar parcerias com instituições estaduais.

O projeto foi implantado em fevereiro e encontrou uma área de cerca de 1.300 campos de futebol. Mercadante considera esse um projeto pioneiro.

Os estados com mais recursos bloqueados foram Tocantins, Pará e Rondônia. Juntos são quase a metade do dinheiro bloqueado.

O presidente do BNDES disse que a técnica vai ser apresentada a outros países na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 17/03/2023 17:05:04. Última edição: 17/03/2023 17:05:04

Tags: Desmatamento Monitoramento Financiamento Suspensão

Leia também:

Iphan recomenda novo estudo sobre impacto de parque eólico no RN e PB

A medida surge após entidades apontarem falhas em estudo ambiental da empresa responsável pela obra. Eles identificaram possíveis danos ao patrimônio histórico, arqueológico e paisagístico da região.

Rio de Janeiro ganha centro internacional de estudos sobre o clima

O Climate Hub é um polo de conhecimento, pesquisa e inovação, patrocinado pela prefeitura carioca, em parceria com a Universidade de Columbia, uma das principais instituições acadêmicas do mundo.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi