Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cai 31% durante os primeiros meses do ano

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quase metade do desmatamento na Amazônia foi detectado dentro de áreas que possuem o CAR, Cadastro Ambiental Rural, ou seja, de interesse privado; 21% em assentamentos e 15% em áreas de florestas públicas não destinadas.

O desmatamento na Amazônia caiu 31% de janeiro a maio deste ano, em comparação com os cinco primeiros meses do ano anterior. No período a área desmatada foi de quase 1.870 km².

Os dados consolidados são do sistema de alertas Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e foram apresentados nesta quarta-feira (7) pelo Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a concentração do desmatamento na Amazônia em um número reduzido de municípios ajuda nas ações de fiscalização. Além disso, o Ibama tem aumentado a aplicação de multas, como afirma o presidente do órgão ambiental. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, quase a metade do desmatamento na Amazônia foi detectado dentro de áreas que possuem o CAR, Cadastro Ambiental Rural, ou seja, de interesse privado; 21% em assentamentos e 15% em áreas de florestas públicas não destinadas. 

Por outro lado, ao contrário do observado na Amazônia, o desmatamento vem crescendo no bioma cerrado: o consolidado de janeiro a maio mostra uma área desmatada próxima de 3.330 km², o que representa aumento de 35% do captado em 2022. 

André Lima, secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, afirma que no cerrado 77% do desmatamento aconteceu em imóveis com Cadastro Ambiental Rural e que o governo federal trabalha pra identificar se esse desmatamento é autorizado ou não. 

Nesta semana, o governo federal lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. Agora, o Ministério do Meio Ambiente afirma que, simultaneamente ações de controle, fiscalização e monitoramento, vai avançar com a construção do plano de prevenção do desmatamento no cerrado.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 07/06/2023 21:45:19. Última edição: 07/06/2023 21:45:19

Tags: Desmatamento Amazônia Redução

Leia também:

Lula anuncia Plano para combater crimes ambientais na Amazônia

As medidas foram anunciadas no Dia Mundial do Meio Ambiente data celebrada há 50 anos. Lula afirmou que o Brasil retomou o protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas e chamou atenção para a responsabilidade dos países ricos em prol da sustentabilidade.

Estado deve coordenar política de investimento sustentável, diz estudo

O levantamento foi apresentado nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi