Meio Ambiente

Desmatamento para agropecuária causa savanização da Amazônia

É o que aponta Seidel Ferreira, professor do curso de engenharia florestal da Universidade do Estado do Pará. No caso da Amazônia, a floresta rica e úmida é substituída por uma vegetação de savana, rasteira e pobre.

A savanização da Amazônia afeta a produção de água e favorece as mudanças climáticas, com impacto nas chuvas de outras regiões.

Nesta semana, essa preocupação voltou ao debate durante a realização da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará.  

A savanização ocorre quando a vegetação natural do bioma é degradada e o solo perde a capacidade de se regenerar.  

O desmatamento para avançar a fronteira agrícola é a principal causa da savanização da Amazônia, diz o professor do curso de engenharia florestal da Universidade do Estado do Pará Seidel Ferreira.  

No caso da Amazônia, a floresta rica e úmida é substituída por uma vegetação de savana, rasteira e pobre. E essa transformação ameaça a produção de água na bacia amazônica, como explica o professor. 

A savanização da Amazônia altera o ciclo de chuvas e favorece as mudanças climáticas, segundo o professor Seidel. 

Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite, a região, composta por nove estados, perdeu, desde 1988, mais de 480 mil quilômetros quadrados, uma extensão maior que o Mato Grosso do Sul. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 12/08/2023 08:50:05. Última edição: 12/08/2023 08:50:05

Tags: Savanização Da Amazônia Desmatamento

Leia também:

Ramificações da BR-319 já são quase seis vezes maiores que rodovia

As informações são uma atualização de uma nota técnica do Observatório BR-319, que mostra que, dos mais de cinco mil km da rede total de estradas, pelo menos dois mil km foram abertos entre 2016 e o ano passado, principalmente nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré e Tapauá.

Ambientalistas criticam falta de metas práticas na Declaração de Belém

O secretário-executivo do Observatório do Clima, que reúne mais de 90 organizações contra as mudanças climáticas, afirmou que contribuições da sociedade civil ficaram de fora, e que a falta de pontos práticos dificulta a cobrança de compromissos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi