Espécie que pode chegar até três metros e considerada extinta na região, está sendo vista se aproximando de barcos de pesca de atum. Universidade Federal Rural de Pernambuco analisa o caso.
Avistamentos de cardumes com dezenas de tubarões estão cada vez mais frequentes em um arquipélago próximo à ilha de Fernando de Noronha. O tubarão de galápagos, espécie que pode chegar até três metros e considerada extinta na região, está sendo vista se aproximando de barcos de pesca de atum.
Em nota, a Marinha confirmou os avistamentos e encomendou uma pesquisa à UFRPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco para fazer um levantamento populacional da espécie.
O coordenador do estudo da Universidade e engenheiro de pesca, Paulo Oliveira, explica como será feita a pesquisa. Apesar da estatura dos animais, a espécie não costuma apresentar temperamento agressivo.
Os primeiros resultados da pesquisa estão previstos para serem divulgados somente no segundo semestre do ano que vem. Até lá, segundo a Marinha, por medida de segurança, as atividades de mergulho na região ficarão suspensas.
*Com supervisão de Paula de Castro.
Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 01/10/2022 17:01:04. Última edição: 01/10/2022 17:01:04