Meio Ambiente

Dezenas de "tubarões de galápagos" são vistos em Fernando de Noronha

Espécie que pode chegar até três metros e considerada extinta na região, está sendo vista se aproximando de barcos de pesca de atum. Universidade Federal Rural de Pernambuco analisa o caso.

Avistamentos de cardumes com dezenas de tubarões estão cada vez mais frequentes em um arquipélago próximo à ilha de Fernando de Noronha. O tubarão de galápagos, espécie que pode chegar até três metros e considerada extinta na região, está sendo vista se aproximando de barcos de pesca de atum.

Em nota, a Marinha confirmou os avistamentos e encomendou uma pesquisa à UFRPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco para fazer um levantamento populacional da espécie.

O coordenador do estudo da Universidade e engenheiro de pesca, Paulo Oliveira, explica como será feita a pesquisa. Apesar da estatura dos animais, a espécie não costuma apresentar temperamento agressivo. 

Os primeiros resultados da pesquisa estão previstos para serem divulgados somente no segundo semestre do ano que vem. Até lá,  segundo a Marinha, por medida de segurança, as atividades de mergulho na região ficarão suspensas.

*Com supervisão de Paula de Castro.

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 01/10/2022 17:01:04. Última edição: 01/10/2022 17:01:04

Tags: Tubarão Fernando De Noronha Ilha

Leia também:

Pesquisa mapeia a biodiversidade por rastros genéticos na natureza

Com base nos rastros genéticos, o projeto Conexão Mata Atlântica está executando um levantamento intensivo da biodiversidade presente no corredor sudeste desse bioma brasileiro — que abrange os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Pedalada no Rio deve receber até 5 mil ciclistas neste domingo

Evento vai marcar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na última quinta-feira (22), lembrando que a bicicleta é uma das formas de locomoção mais sustentáveis do mundo.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi