A edição 2022 do World Cleanup Day conta com o apoio da Petrobras, a partir de 21 projetos ambientais patrocinados pela companhia. A previsão é que mais de 2.500 voluntários participem dos trabalhos.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, neste sábado (17), marca o retorno das ações dessa iniciativa no formato presencial. Há dois anos não acontecia em razão das restrições impostas pela pandemia. A edição 2022 do World Cleanup Day conta com o apoio da Petrobras, a partir de 21 projetos ambientais patrocinados pela companhia.
As ações devem abranger 120 quilômetros de praias marítimas e fluviais em 13 estados. A previsão é que mais de 2.500 voluntários participem dos trabalhos, que incluem a coleta, triagem e pesagem dos resíduos encontrados. A Petrobras estima, com base em experiências similares, que a coleta alcance este ano um total de 8 a 11 toneladas de resíduos.
No Rio de Janeiro, quatro projetos - Meros do Brasil, Uçá, Coral Vivo e Guapiaçu - se uniram ao movimento, que acontece dentro e fora d'água. Voluntários remadores, em pranchas de stand up fabricadas com garrafas pet, recolhem o lixo no oceano ao mesmo tempo em que conscientizam a população sobre a importância de comportamentos preventivos e simples, como não jogar lixo nas praias, no mar ou nos rios.
Ações anteriores revelaram que os resíduos encontrados vão desde garrafas plásticas e vidros, até materiais que podem levar séculos para se decompor, como pedaços de sofás, geladeiras, móveis e peças de carros.
As informações sobre a quantidade e tipo dos resíduos coletados serão repassadas, posteriormente, ao Ministério do Meio Ambiente, para contribuir na formulação de políticas públicas referentes ao descarte incorreto de resíduos no mar, um dos desafios da Década do Oceano, instituída pela Organização das Nações Unidas.
Agência Brasil / Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 19/09/2022 14:10:17. Última edição: 19/09/2022 14:10:17