Meio Ambiente

Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

Mecanismos ficarão em rios estratégicos que desaguam no local

Dezessete ecobarreiras em rios estratégicos, que deságuam na Baía de Guanabara, começaram a ser instaladas neste sábado (18), no Rio de Janeiro. As estruturas são para reter resíduos flutuantes, impedindo que mais de 1,2 mil toneladas de lixo por mês poluam a Baía, o que totaliza, em um ano, cerca de 20 piscinas olímpicas. A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Thiago Pampolha, vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, explica o projeto.

“As ecobarreiras são feitas de material aço galvanizado, um cabo de aço com flutuadores, e elas são colocadas, fixadas em barreiras, em estruturas de concreto, para dar essa firmeza, e elas manterem intactas. E também nós temos os barcos e as máquinas que vão retirando o resíduo para destinação”.

Entre os pontos principais de instalação das ecobarreiras estão os rios Pavuna-Meriti, o Canal do Cunha e o Rio Sarapuí. Juntos, eles são os principais responsáveis pelo deságue de resíduos na Baía. O lixo recolhido será encaminhado para um Centro de Tratamento de Resíduos.

A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/ Luiz Cláudio Ferreira - 18/03/2023 17:55:04. Última edição: 18/03/2023 17:55:04

Tags: Meio Ambiente Rio De Janeiro Baía De Guanabara

Leia também:

RJ: novas ecobarreiras devem impedir que toneladas de lixo poluam Baia

A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio

Desmatamento irregular suspende financiamentos do BNDES

Proprietários flagrados com desmatamento irregular têm os recursos bloqueados em tempo recorde por meio de uma nova ferramenta de monitoramento espacial. Com a técnica, o BNDES já bloqueou financiamentos de 58 donos de terras, totalizando cerca de R$ 25 milhões.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi