Meio Ambiente

Em Cúpula da Amazônia, Lula menciona urgência em retomar cooperação

Presidente quer dar forma ao chamado "sonho amazônico"

Ao cobrar responsabilidade dos países desenvolvidos, pelo bioma da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que, agora, a floresta Amazônica fala ao mundo.

Em Cúpula da Amazônia, Lula menciona urgência em retomar cooperação
© Ricardo Stuckert/PR

Assim o presidente Lula abriu a Reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos países que assinam do Tratado de Cooperação Amazônica, no contexto da Cúpula da Amazônia. Diante dos representantes dos oito países do “primeiro bloco socioambiental do mundo”, segundo o presidente brasileiro, Lula mencionou a urgência em retomar a cooperação, para dar forma ao chamado “sonho amazônico”.

Ao defender o desenvolvimento sustentável da floresta, Lula disse que a Amazônia detém conhecimentos e riquezas que precisam ser explorados de forma sustentável.

O presidente brasileiro disse que é hora de olhar para o coração do continente, em busca da identidade amazônica. Aos presidentes no encontro da Cúpula da Amazônia, Lula citou que a Amazônia é passaporte para “uma nova relação com o mundo”. Também descreveu a dimensão do território e a biodiversidade do bioma. No entanto, para ele, é preciso olhar, também, para as cerca de 50 milhões de pessoas que vivem nos oito países na área coberta com a floresta, incluindo povos originários e tradicionais.

Ao citar as ações do governo para reforçar a segurança contra o crime organizado internacional e os crimes ambientais, o presidente Lula defendeu “o desenvolvimento harmônico entre” os oito países, “e respeitando a soberania de cada” um. Para isso, defendeu o bloco socioeconômico, para manter o tema da Amazônia em alto nível político. Fazem parte do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 08/08/2023 16:15:25. Última edição: 08/08/2023 16:15:25

Tags: Cúpula Da Amazônia 2023 Lula

Leia também:

Lula reforça apelo por governança mundial para questões climáticas

A declaração foi dada durante a live semanal Conversa com o Presidente, transmitida de Belém, onde ele coordena a Cúpula da Amazônia. Lula voltou a defender que a ONU “seja remodelada”, com espaço para mais países, sobretudo no conselho de segurança.

Cúpula da Amazônia vai discutir desenvolvimento sustentável da região

Cúpula da Amazônia vai discutir desenvolvimento sustentável da região

Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará. O encontro reúne até quarta (9) líderes de oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi