Meio Ambiente

Em risco de extinção, queixada ganha estação ecológica em Alagoas

Conhecido também como porco-do-mato, o queixada é um animal que possui ampla distribuição geográfica, do México até a Argentina, incluindo todos os biomas brasileiros.

Conhecido também como porco-do-mato, o queixada é um animal que possui ampla distribuição geográfica, do México até a Argentina, incluindo todos os biomas brasileiros. A espécie é conhecida por formar grandes bandos, que podem juntar mais de 200 animais. 

Segundo o chefe e analista ambiental da Estação Ecológica de Murici, Marco Freitas, em vários estados nordestinos, como em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, a caça e a destruição do habitat são as principais razões para o queixada ser considerado em perigo crítico de extinção.

Mas em Alagoas, onde a espécie desapareceu há mais de 30 anos, esses animais ganharam uma nova oportunidade para ocupar a Mata Atlântica alagoana, como explica Marco Freitas.

Após a soltura, os animais continuarão sendo observados por pesquisadores por meio de dispositivos fotográficos espalhados pelos 6 mil hectares da estação ecológica. 

Marco Freitas disse que é necessário, no mínimo, 30 indivíduos para começar a reintrodução da espécie em um território. Além disso, um número superior vai ajudar na variabilidade genética dos animais.

O queixada se alimenta, principalmente, de frutos e sementes, por isso, esses porcos silvestres contribuem também para a adubação e fixação de nitrogênio no solo. 

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 16/04/2023 09:50:08. Última edição: 16/04/2023 09:50:08

Tags: Porco-do-mato Queixada Habitat Estação Ecológica Extinção

Leia também:

Ibama apreende 3 mil cabeças de gado em propriedades com desmatamento

Todos os proprietários rurais já haviam sido notificados e não cumpriram o prazo para retirada do gado das faixas de terra embargadas.

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam mais de 200%

Além das multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, cresceu 93%, no mesmo período.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi