Meio Ambiente

Embrapa identifica mais de 40 milhões de ipês em florestas de manejo

Mais de 40 milhões de ipês roxos e amarelos adultos foram identificados em florestas de manejo sustentável nos estados do Acre e Mato Grosso.

Mais de 40 milhões de ipês roxos e amarelos adultos foram identificados em florestas de manejo sustentável nos estados do Acre e Mato Grosso. O estudo foi feito pela Embrapa, entre 2020 e 2021, e mostra que essas espécies não estão sob risco de extinção.

O ipê está entre as principais fontes de madeira nobre, muito valorizado no mercado internacional, que exige certificação de origem e procedência dessas madeiras. Caso essas árvores estivessem na lista de espécies em risco de extinção, os compradores internacionais poderiam, segundo a Embrapa, suspender a compra. É o que explica o pesquisador Evaldo Braz.

Por isso é importante não confundir o manejo florestal com o desmatamento. Evaldo Braz menciona que a retirada de cada ipê, por exemplo, é controlada e segue alguns critérios para conservar a vida das árvores em cada ciclo. Um deles é a medida: só sai do chão o ipê com tronco de, pelo menos, 50 centímetros de diâmetro.

Segundo a Embrapa, a comercialização da madeira do ipê movimenta, em média, R$ 70 milhões por ano, principalmente nos estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia, que têm a economia focada nesse tipo de comércio. O pesquisador da Embrapa, Evaldo Braz, explica que tudo isso só ressalta a importância das florestas de manejo sustentável, que mantém a cobertura do solo da floresta, protegendo a biodiversidade. Assim, são retiradas as árvores, sem crescimento ou envelhecidas, de forma planejada.

A partir do estudo, os pesquisadores da Embrapa concluíram que a estrutura das florestas com ipês, nas áreas de manejo, não sofreu alterações no tempo. Ao contrário do que ocorre em áreas de agricultura e pecuária, que alteram a estrutura, biodiversidade e sustentabilidade.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / GT Passos - 22/09/2022 17:16:19. Última edição: 22/09/2022 17:16:19

Tags: Embrapa Ipê Florestas Manejo

Leia também:

Plogging: prática que une caminhadas a coleta de lixo ganha adeptos

Muita gente tem o costume de fazer caminhadas e corridas pela cidade ou perto do lugar onde mora. Durante o percurso, infelizmente é comum encontrar uma certa quantidade de lixo atirado pelo caminho.

Especialista alerta para risco dos incêndios no fim da estação seca

Apenas no Distrito Federal, foram registrados mais de 3 mil incêndios florestais entre janeiro e agosto de 2022

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi