Meio Ambiente

Especialista alerta para risco dos incêndios no fim da estação seca

Apenas no Distrito Federal, foram registrados mais de 3 mil incêndios florestais entre janeiro e agosto de 2022

Estamos no último mês da estação seca no Cerrado brasileiro. A umidade relativa do ar atinge os níveis mais baixos do ano, e a aproximação da primavera traz fortes ondas de calor para o centro do país.

Nesta época do ano, os incêndios florestais são bastante comuns. Muitas pessoas acreditam que essas ocorrências são naturais — e que, portanto, não ameaçam o Cerrado brasileiro. Mas o professor de Engenharia Civil e Ambiental Nilson Ferreira, da Universidade Federal de Goiás, explica que esses incêndios são devastadores, especialmente no fim da estação seca.

O capitão Paulo Jorge, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, explicou que o fogo até ocorre naturalmente no Cerrado, geralmente, na época das chuvas, quando há queda de raios na mata. Na estação seca, os incêndios são provocados pela ação humana.

O capitão Paulo Jorge ressaltou que os incêndios nessa época são mais difíceis de combater, principalmente por causa dos ventos e da vegetação seca.

Apenas no Distrito Federal, foram registrados mais de 3 mil incêndios florestais entre janeiro e agosto de 2022. No mesmo período do ano passado, esse número ultrapassou 6 mil e 500 (quinhentas) ocorrências.

Agência Brasil / Por Daniel Ito, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto (Ràdio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 19/09/2022 14:10:21. Última edição: 19/09/2022 14:10:21

Tags: Seca Chuvas Cerrado

Leia também:

Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios coleta lixo em 13 estados

A edição 2022 do World Cleanup Day conta com o apoio da Petrobras, a partir de 21 projetos ambientais patrocinados pela companhia. A previsão é que mais de 2.500 voluntários participem dos trabalhos.

Exposição permite interação com seres marinhos no Rio de Janeiro

Que tal um mergulho no mar sem se molhar? É o que proporciona a exposição Oceano Sem Fronteiras, que está aberta para visitação até 11 de dezembro, no Aquário Marinho do Rio (AquaRio). O objetivo da

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi