Meio Ambiente

Estuário de Santos está entre os mais contaminados por microplásticos

A conclusão é de um estudo publicado pela Unifesp

O estuário de Santos, área aquática onde se misturam rio, manguezais e o mar, no litoral norte paulista, é um dos locais mais contaminados por microplásticos no mundo. A conclusão está em estudo publicado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A conclusão veio após os pesquisadores compararem dados internacionais, publicados em mais de 100 estudos recentes, de 40 países. Somente na Espanha e em Taiwan foram encontrados valores superiores de microplásticos do que os coletados em Santos.  

A pesquisa utilizou amostras de ostras e mexilhões coletados na região costeira de Santos, durante o mês de julho de 2021. O professor do Instituto do Mar da Unifesp, Ítalo Braga, explica o uso desses organismos para chegar aos dados obtidos.

A próxima etapa do estudo, segundo o pesquisador, é comparar os índices atuais com os de períodos históricos anteriores, para saber se houve evolução no acúmulo de microplásticos. Para isso, serão utilizadas amostras coletadas e preservadas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, desde a década de 1920.   

Uma das conclusões que chamou a atenção dos pesquisadores é que a maior parte dos microplásticos tem origem nas roupas. O professor explica.

Ítalo Braga ressalta que a pesquisa da Unifesp trata da medição de microplásticos no meio ambiente. Para saber qual é o limite seguro para a saúde humana e animal, ele afirma que serão necessários estudos complementares.  

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 25/06/2023 10:45:21. Última edição: 25/06/2023 10:45:21

Tags: Poluição Meio Ambiente Santos Microplástico

Leia também:

Lula diz que países ricos devem financiar preservação das florestas

Em um discurso entusiasmado, no festival Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quinta-feira (22), que os países ricos têm uma dívida histórica.

Acidentes por abelha cresceram 126% na última década

A região Nordeste é a que apresenta o maior crescimento de notificações, 363% em dez anos. Além disso, desde 2018, passou a liderar com maior quantidade de casos totais.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi