Meio Ambiente

Governo proíbe pesca e comercialização do peixe piracatinga

Essa decisão pode inibir a captura predatória do boto, já que a pesca praticada no Brasil do peixe piracatinga, também conhecido como pintadinha, urubu d’água ou douradinha, dependendo da região do país onde é encontrado, utiliza a carne do boto como isca.

A pesca e comercialização do peixe piracatinga está proibida em todo o país. Essa decisão pode inibir a captura predatória do boto.  

A portaria interministerial foi publicada esta semana em conjunto pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. A proibição é por tempo indeterminado e poderá ser reavaliada em até três anos.  

Com a publicação do documento, deixa de valer uma moratória temporária que tratava da proibição da pesca do piracatinga, em vigor desde 2015, e que já havia sido estendida três vezes,  

Para ambientalistas e pesquisadores, a decisão influencia diretamente na proteção de outra espécie ameaçada de extinção na Amazônia: o boto.  A pesca praticada no Brasil do peixe piracatinga, também conhecido como pintadinha, urubu d’água ou douradinha, dependendo da região do país onde é encontrado, utiliza a carne do boto como isca. A carne dos Jacarés também é ilegalmente utilizada, principalmente da espécie jacaré-açu, o maior encontrado no Brasil.  

Segundo a ONG Sea Shepherd Brasil, que coordena ações ambientais de proteção ao boto, o peixe piracatinga não é de consumo típico amazonense, ou possui valor comercial no Brasil. Por isso, o grande volume capturado nos rios brasileiros é exportado ilegalmente para a Colômbia e Peru. Na Colômbia, inclusive, o comércio do pescado é proibido por ser considerado prejudicial à saúde pela alta concentração de mercúrio. Para a organização, além da pesca ilegal é preciso intensificar a fiscalização da venda dos filés de piracatinga no Brasil, onde ele é vendido de forma fraudulenta como filé de surubim e de tucunaré. 

A reavaliação da proibição será feita em até três anos, por meio de pesquisas que venham demonstrar a sustentabilidade da atividade pesqueira. Até lá, está autorizada apenas a pesca de subsistência e o transporte de até cinco quilos da espécie piracatinga, exclusivo para a alimentação do pescador e de sua família. A captura com fins de pesquisa científica também está permitida.  

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 04/07/2023 14:10:20. Última edição: 04/07/2023 14:10:20

Tags: Pesca Piracatinga

Leia também:

Operação encontra área devastada em Terra Indígena Tenharim Marmelos

Há indícios de extração ilegal de minério em um território equivalente a quase 120 campos de futebol, que também abrange o Parque Nacional Campos Amazônicos. Equipamentos e veículos foram destruídos pelos agentes.

Estuário de Santos está entre os mais contaminados por microplásticos

A conclusão veio após pesquisadores compararem dados internacionais, publicados em mais de 100 estudos recentes, de 40 países. Somente na Espanha e em Taiwan foram encontrados valores superiores de microplásticos do que os coletados em Santos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi