Meio Ambiente

Ibama apreende 3 mil cabeças de gado em propriedades com desmatamento

O valor do rebanho somado chega a R$10 milhões.

Ibama apreende 3 mil cabeças de gado em propriedades rurais com desmatamento ilegal para criação, nos municípios de Lábrea e Manicoré, no Amazonas, e em Pacajá, no Pará. O valor do rebanho somado nas 3 cidades chega a R$10 milhões.Todos os proprietários rurais já haviam sido notificados e não cumpriram o prazo para retirada do gado das faixas de terra embargadas.  

As apreensões são fruto da Operação Retomada, que o Ibama, com apoio da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública, vem realizando no Amazonas e no Pará desde o início deste mês. A ação tem por objetivo a apreensão do gado que continua sendo criado em áreas já embargadas por desmatamento ilegal na Amazônia.  Os proprietários dos animais não cumpriram o que foi determinado, o que caracteriza novo crime ambiental. 

Segundo o Ibama, até o momento, 27 pessoas receberam notificações determinando a retirada do gado dessas áreas, que totalizam 25 mil hectares. Além dos 3 municípios onde ocorreram as apreensões, pecuaristas dos municípios amazonenses de Humaitá, Apuí e Boca do Acre também já foram notificados para retirada do rebanho das áreas embargadas. Caso as irregularidades permaneçam, serão aplicadas novas autuações e os rebanhos poderão ser apreendidos e destinados a programas sociais. 

O Ibama espera realizar a recuperação da floresta nestas áreas que sofreram desmatamento ilegal. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 14/04/2023 13:00:11. Última edição: 14/04/2023 13:00:11

Tags: Ibama

Leia também:

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam mais de 200%

Além das multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, cresceu 93%, no mesmo período.

Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

Lançado nesta quinta-feira (6), o Plano Amazônia + Sustentável é voltado para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção e a conservação ambiental.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi