Meio Ambiente

Ibama cria sala de combate ao garimpo ilegal em terra Yanomami

Grupo vai atuar junto à Superintendência do Ibama em Boa Vista (RR)

O Ibama instalou nesta quinta-feira uma Sala de Situação e Controle da Terra Indígena Yanomami. A medida vale por 180 dias e pode ser prorrogada. A sala de controle vai ficar na Superintendência do Instituto, em Boa Vista, Roraima. 

O objetivo é coordenar, planejar e acompanhar as ações de combate ao garimpo ilegal. O coordenador será nomeado pela Dipro, a Diretoria de Proteção Ambiental.

O território vive uma grave crise humanitária e sanitária, que já deixou mais de 500 indígenas mortos,  causada por doenças evitáveis e desnutrição.

A medida adotada pelo Ibama é parte de uma série de ações para reforçar a assistência aos Yanomami e o combate ao garimpo ilegal.

Desde 20 de janeiro foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional dos povos que vivem no território Yanomami. Na segunda-feira, o governo federal publicou novo decreto com medidas nas áreas de saúde e segurança.  O documento também autorizou a Força Aérea Brasileira a criar uma ZIDA, Zona de Identificação de Defesa Aérea, para restringir o tráfego aéreo na área e combater a presença de aviões suspeitos.

E nesta quinta-feira  a Aeronáutica publicou no Diário Oficial da União treze critérios para considerar uma nave suspeita. Entre eles, voar sem plano de voo aprovado; não exibir marcas de nacionalidade, matrícula, bandeira ou insígnia; omitir aos órgãos de controle de tráfego aéreo informações necessárias à sua identificação; entrar sem autorização em espaço aéreo segregado, áreas restritas ou proibidas estabelecidos pelos órgãos de controle de tráfego aéreo.

A FAB realiza também a entrega de suprimentos e alimentos na região com apoio de duas aeronaves. Segundo a Força, ao todo já foram lançados 120 mil lotes de cargas entre cestas básicas e medicamentos para as comunidades indígenas necessitadas e também para a Casa de Assistência ao Indígena de Surucucu.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi - 02/02/2023 15:50:15. Última edição: 02/02/2023 15:50:15

Tags: Garimpo Ibama Sala Controle Roraima Boa Vista Ilegal Combate

Leia também:

Marinha confirma plano de afundar navio feito de amianto

Isso porque a Justiça Federal de Pernambuco negou o pedido do Ministério Público para que a Marinha suspendesse o afundamento do porta-aviões "São Paulo".

MPF quer que Marinha suspenda afundamento de navio à deriva no litoral

Antigo porta-aviões deixou o Brasil em agosto do ano passado, após ser comprado por uma empresa turca. Porém, a Turquia cancelou a autorização, e navio teve que retornar para o Brasil.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi