Meio Ambiente

Ibama reabre processo contra Bolsonaro por pesca ilegal em Angra

Em janeiro de 2012, Bolsonaro foi flagrado pescando na Ilha de Samambaia, em Angra dos Reis, local onde a pesca é proibida. De acordo com o Ibama, Bolsonaro teria causado danos à Estação Ecológica de Tamoios, uma unidade de conservação de proteção integral.

 O Ibama reabriu processo relativo à apuração da infração cometida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro por pesca ilegal em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Com base em parecer da Advocacia Geral da União, o órgão afirma que que o prazo prescricional para a aplicação da multa não é de 5, mas de 12 anos.

Ibama reabre processo contra Bolsonaro por pesca ilegal em Angra

Em janeiro de 2012, Bolsonaro foi flagrado pescando na Ilha de Samambaia, em Angra, local onde a pesca é proibida. De acordo com o Ibama, Bolsonaro teria causado danos à Estação Ecológica de Tamoios, uma unidade de conservação de proteção integral.

No fim da gestão do ex-presidente Temer, em dezembro de 2018, a superintendência do Ibama no Rio de Janeiro, com base em parecer da AGU, tinha anulado a multa de R$ 10 mil aplicada a Bolsonaro pela conduta.  

O parecer afirmava que Bolsonaro não teve acesso ao amplo direito de defesa e que o processo então deveria ser refeito. No entanto, de acordo com o Ibama, a autoridade competente para refazer o julgamento em primeira instância administrativa entendeu que o fato narrado estaria prescrito, considerando o prazo de 5 anos.  

Em 2016, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o então deputado Jair Bolsonaro por crime ambiental, envolvendo os mesmos fatos.  

A reportagem aguarda posicionamento do advogado, mas até o fechamento desta reportagem não recebemos resposta.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 18/09/2023 21:55:08. Última edição: 18/09/2023 21:55:08

Tags: Ibama Infração Bolsonaro Angra Dos Reis

Leia também:

Litoral do Piauí é nova região de desova da tarturuga-de-couro

Litoral do Piauí é nova região de desova da tarturuga-de-couro

A espécie está na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza e é considerada, pelo Ministério do Meio Ambiente, "criticamente em perigo". A região norte do Espírito Santo era considerada a única com desovas regulares dessa tartaruga no país.

Mutirões de limpeza ocorrem simultaneamente em mais de 191 países

Mutirões de limpeza ocorrem simultaneamente em mais de 191 países

Na capital fluminense, voluntários recolheram lixo despejado nas águas da Baía de Guanabara, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi