Meio Ambiente

Inmet emite alerta de ciclone extratropical na Região Sul do Brasil

A previsão é de que os ventos podem chegar a 110 km/h

Um ciclone extratropical deve se formar na região sul do Brasil nesta quarta-feira (12). Um alerta de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aviso vale para o Rio Grande do Sul, onde o ciclone deve se formar, Santa Catarina e sul do Paraná, de acordo com os meteorologistas.

São esperadas chuvas com até 100 mm no dia. Só pra se ter uma ideia, a média de chuva no mês de julho em Porto Alegre é de 160 mm. Ou seja, pode chover em apenas um dia, quase o esperado para o mês, em Porto Alegre, por exemplo.

Segundo o Inmet, os ventos podem chegar a 110 quilômetros por hora e há previsão de queda de granizo.

O coordenador da Defesa Civil, Tiago Schnorr, explicou que por causa dessas condições do tempo, inundações e deslizamentos podem acontecer e é preciso estar atento aos sinais.

Há risco ainda de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Por isso, a Defesa Civil também orienta: não se abrigue debaixo de árvores por causa do risco de queda de galhos e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

A previsão é que os ventos e a chuva diminuam a partir da quinta-feira, quando o ciclone deve se deslocar para o Oceano Atlântico e perder força.

Mas, segundo a meteorologista do Inmet, Márcia Seabra, uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas em outras regiões do país.

Segundo a meteorologista, a Marinha do Brasil também emitiu nota com previsão de ressaca desde do Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até Campos, no norte do Rio de Janeiro. Isso a partir da noite de quarta-feira até sábado.

Mais informações sobre as ressacas podem ser consultadas no site da Marinha do Brasil.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 11/07/2023 19:40:05. Última edição: 11/07/2023 19:40:05

Tags: Ciclone Rio Grande Do Sul Granizo

Leia também:

Estudo do BNDES mostra que Brasil pode ser potência de baixo carbono

Um estudo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com bancos privados e mercado de capitais, mostra que o Brasil pode se tornar uma potência de baixo carbono e biodiversidade por ser uma matriz de energia limpa.

Petição on-line ganha força após morte de mais uma girafa do Bioparque

Essa é a quarta morte registrada desde novembro de 2021, quando o grupo de animais veio para o Brasil sob os cuidados da empresa. Dias após chegarem ao país, seis girafas tentaram fugir, três delas morreram durante a captura.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi