Um ciclone extratropical deve se formar na região sul do Brasil nesta quarta-feira (12). Um alerta de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso vale para o Rio Grande do Sul, onde o ciclone deve se formar, Santa Catarina e sul do Paraná, de acordo com os meteorologistas.
São esperadas chuvas com até 100 mm no dia. Só pra se ter uma ideia, a média de chuva no mês de julho em Porto Alegre é de 160 mm. Ou seja, pode chover em apenas um dia, quase o esperado para o mês, em Porto Alegre, por exemplo.
Segundo o Inmet, os ventos podem chegar a 110 quilômetros por hora e há previsão de queda de granizo.
O coordenador da Defesa Civil, Tiago Schnorr, explicou que por causa dessas condições do tempo, inundações e deslizamentos podem acontecer e é preciso estar atento aos sinais.
Há risco ainda de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Por isso, a Defesa Civil também orienta: não se abrigue debaixo de árvores por causa do risco de queda de galhos e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
A previsão é que os ventos e a chuva diminuam a partir da quinta-feira, quando o ciclone deve se deslocar para o Oceano Atlântico e perder força.
Mas, segundo a meteorologista do Inmet, Márcia Seabra, uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas em outras regiões do país.
Segundo a meteorologista, a Marinha do Brasil também emitiu nota com previsão de ressaca desde do Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até Campos, no norte do Rio de Janeiro. Isso a partir da noite de quarta-feira até sábado.
Mais informações sobre as ressacas podem ser consultadas no site da Marinha do Brasil.
Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 11/07/2023 19:40:05. Última edição: 11/07/2023 19:40:05