Meio Ambiente

Inpe: cerrado bate recorde de alertas de desmatamento

Já a Amazônia tem menor índice em quatro anos.

Cerrado bate recorde de alertas de desmatamento, enquanto a Amazônia tem menor índice em quatro anos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentou os dados nesta quinta-feira.

No caso da Amazônia, entre agosto de 2022 e julho deste ano, o Deter, sistema que avisa onde há possíveis desmatamentos, emitiu alertas para uma área de quase 8000 quilômetros quadrados. O menor volume em quatro anos.

No primeiro semestre deste ano os avisos caíram 42,5%. Um resultado importante, disse o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, João Paulo Capobianco.

Já no Cerrado, foram 6.300 quilômetros quadrados com alertas entre agosto de 2022 e julho deste ano. O pior resultado desde que o Deter começou a fazer essa medição, entre 2017 e 2018. A maior parte dos alertas foi na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Uma diferença importante entre esses dois biomas é a reserva legal. Na Amazônia a área que deve ser preservada é de 80% da propriedade. Já no cerrado, apenas 20% e , por isso, o desmatamento é em grande parte autorizado, o que impede autuações por parte do Ibama. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, indicou que o governo articula com estados formas para frear a derrubada do Cerrado.

O governo prepara lançar em outubro um plano de prevenção e controle do desmatamento no cerrado.

Agência Brasil / Por Gabriel Bum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 03/08/2023 17:00:05. Última edição: 03/08/2023 17:00:05

Tags: Desmatamento Inpe

Leia também:

Lula diz que busca saída para impasse na exploração da foz do Amazonas

Às vésperas de comandar a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, o presidente Lula também citou planos para premiar prefeitos de cidades amazônicas, que atuarem com iniciativas contra desmatamentos e queimadas.

Plataforma apresenta dados sobre animais em risco de extinção no país

A plataforma Salve classifica os riscos das espécies em: vulnerável, perigo, e criticamente em perigo. Como, por exemplo, o réptil jararaca-de-alcatrazes, o mamífero aquático boto-cachimbo e a ave soldadinho-do-araripe, todos em risco crítico.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi