Meio Ambiente

Jardim Botânico do Rio celebra o bioma Pantanal com atividades

A iniciativa faz parte do programa JBRJ Nacional: Biomas, que pretende contribuir para a preservação dos biomas brasileiros por meio da conscientização ambiental e disseminação do conhecimento

A partir deste domingo (6), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove uma série de atividades para celebrar o bioma Pantanal, com jogos, exposições, visitas guiadas, oficinas, além de culinária típica. A iniciativa faz parte do programa JBRJ Nacional: Biomas, que pretende contribuir para a preservação dos biomas brasileiros por meio da conscientização ambiental e disseminação do conhecimento. As atividades vão até o sábado seguinte, dia 12. 

O Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. A vegetação do bioma forma um mosaico composto por matas, cerradões e savanas. Entre as formações vegetais, destacam-se a palmeira carandá, a palmeira buriti e o paratudo, um tipo de ipê.

Até o fim do evento, o restaurante Green Garden terá um cardápio especial com pratos típicos locais. Na loja de souvenirs, instalada no Centro de Visitantes, estarão à venda produtos da Coleção biomas brasileiros – Pantanal.

O Serviço de Educação Ambiental do Jardim Botânico irá oferecer atividades lúdicas para crianças de 4 a 8 anos, como jogo da memória e quebra-cabeça no Museu do Meio Ambiente, na terça e quinta. O público infantojuvenil também poderá participar de uma oficina de fotografia botânica sobre o Pantanal com celular. 

Já os visitantes de todas as idades poderão conhecer mais sobre o Pantanal, fazendo uma trilha guiada e observando as placas indicativas de 15 espécies do bioma que estão presentes no arboreto do Jardim Botânico. A atividade será realizada na sexta e no sábado.

O  Museu do Meio Ambiente que fica dentro do Jardim também exibirá diariamente uma exposição de acervos raros da Biblioteca Barbosa Rodrigues sobre o bioma.A entrada para o Jardim Botânico varia entre R$ 17 e R$ 67 na bilheteria do local ou no site jbrj.eleventickets.com. Quem não puder ir, pode acompanhar as postagens da Semana pelo @jardimbotanicorj.

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire/ Renata Batista - 08/11/2022 19:29:35. Última edição: 08/11/2022 19:29:35

Tags: Jardim Botânico Do Rio Pantanal Bioma

Leia também:

COP27: últimos oito anos podem ter sido os mais quentes já registrados

Relatório provisório sobre o clima global em 2022 foi apresentado no primeiro dia da Cúpula do Clima e aponta que eventos extremos afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares em 2022.

Na COP27, pavilhão do Brasil defende uso sustentável das florestas

Em Sharm-El-Sheikh, no Egito, o pavilhão brasileiro discutiu sobre como é possível utilizar os recursos das florestas de forma sustentável com desenvolvimento econômico e social dos moradores da região.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi