Meio Ambiente

Limpeza e reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul

Ao longo dos últimos dias, drones têm sido usados para ajudar nas buscas, por pessoas e pelo que ainda pode ser reconstruído.

A dor da perda e do trauma após as enchentes ainda está estampada no rosto dos sobreviventes da tragédia que assola o Rio Grande do Sul desde o início da última semana. Mas a esperança e a fé no recomeço também são marcas latentes no olhar da população de Roca Sales e Muçum, dois dos municípios mais atingidos pela passagem do ciclone extratropical pelo estado.

Limpeza e reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul
© Cadu Gomes/VPR

Os relatos são difíceis de ouvir e de imaginar: em uma tarde de muita chuva, o nível do Rio Taquari subiu rapidamente. A força da água, devastadora, passou arrastando tudo: carros, casas, animais e pessoas. Agora, os esforços estão concentrados em localizar as vítimas e reconstruir o que sobrou.

Ao longo dos últimos dias, drones têm sido usados para ajudar nas buscas, por pessoas e pelo que ainda pode ser reconstruído. Em Roca Sales, um dos municípios mais atingidos pelo desastre natural, casas inteiras foram ao chão. Voluntários e a população, unidos, limpam ruas e recolhem escombros e entulhos com a ajuda de maquinários.

Em Muçum, cidade vizinha a Roca Sales, a situação não é diferente. O cenário lembra uma zona de guerra. Locais que eram ruas pavimentadas e casas agora se resumem a um amontoado de escombros, ferros retorcidos e vegetações tombadas. Moradores e voluntários juntos tentam salvar o que restou dos pertences, que são cuidadosamente lavados para retirar o barro. Neuza Zenha e Edmar Gonzade ficaram ilhados em um pedaço da laje durante a inundação e assistiram à enchente devastar sua propriedade, a lavoura, a criação de animais e a casa em que moravam. Infelizmente, o primo de Edmar não conseguiu chegar ao local a tempo de se salvar.

No início da semana, o governo federal reconheceu a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul. Mais de 11.600 pessoas estão desabrigadas e quase 3.800 perderam suas casas. O prejuízo mensurado pela Confederação Nacional de Municípios chega a um bilhão e trezentos milhões de reais.

Agência Brasil / Por Anna Luisa Prazer - Roca Sales - Rio Grande do Sul / Edição: Tamara Freire / Patrícia Serrão - 11/09/2023 07:05:11. Última edição: 11/09/2023 07:05:11

Tags: Enchente No RS Alagamentos Ciclone No Rio Grande Do Sul

Leia também:

No Rio Grande do Sul população se esforça para reconstruir as cidades

No Rio Grande do Sul população se esforça para reconstruir as cidades

O clima em Roca Sales, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, é de reconstrução. O município foi um dos mais atingidos pelas enchentes causadas pelo ciclone que atingiu o sul do país. Ao longo do dia, população e maquinários concentraram esforços para retirar entulho e limpar as casas. Gilson Vargas, morador da cidade há 34 Anos, conta que já presenciou outras enchentes, mas nenhuma como essa. A água chegou a atingir a altura do teto e derrubou parte da pequena residência de madeira onde ele mora. Agora, Gilson diz que está focado em reconstruir a vida.

Tartarugas da Baía de Guanabara mostram resistência a antibióticos

Tartarugas da Baía de Guanabara mostram resistência a antibióticos

A informação é de um estudo conjunto entre universidades públicas do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo da pesquisa foi avaliar a resistência aos antimicrobianos nas tartarugas marinhas em associação com fatores de poluição ambiental.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi