Meio Ambiente

Litoral do Piauí é nova região de desova da tarturuga-de-couro

A espécie está na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza e é considerada, pelo Ministério do Meio Ambiente, "criticamente em perigo". A região norte do Espírito Santo era considerada a única com desovas regulares dessa tartaruga no país.

Além do Espírito Santo, foi identificada uma nova região de desova de tartaruga-de-couro..

Litoral do Piauí é nova região de desova da tarturuga-de-couro

A região do delta do Rio Parnaíba, no litoral do Piauí, foi confirmada como a segunda área conhecida no Brasil com desovas regulares da espécie tartaruga-de-couro. 

A espécie está na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza e é considerada, pelo Ministério do Meio Ambiente, "criticamente em perigo".  A região norte do Espírito Santo era considerada a única com desovas regulares dessa tartaruga no país. Por lá, menos de 20 fêmeas colocam os ovos anualmente. 

O Instituto Tartarugas do Delta fez a descoberta recente no litoral do Piauí graças a uma série histórica de dados, relativamente contínua, sobre registros desde 2006.  

Segundo a coordenadora do instituto, Werlanne Magalhães, grande parte desse trabalho, que engloba outras espécies de tartarugas, é realizado por voluntários. E a falta de financiamento tem sido um problema. 

O monitoramento das tartarugas é realizado em parceria com a Área de Proteção Ambiental e com a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.  

Em 2019, os pesquisadores colocaram um transmissor em uma tartaruga-de-couro. De acordo com dados de satélite, essa fêmea nadou até a costa leste do Canadá, conhecida área de alimentação da espécie. Isso sugere que a população viva no Atlântico Norte. Por isso, o período de desovas no Delta do Parnaíba, entre maio e julho, é diferente do Espírito Santo, entre outubro e janeiro. 

Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 17/09/2023 09:40:05. Última edição: 17/09/2023 09:40:05

Tags: Tartaruga-de-couro Desova Piauí

Leia também:

Mutirões de limpeza ocorrem simultaneamente em mais de 191 países

Mutirões de limpeza ocorrem simultaneamente em mais de 191 países

Na capital fluminense, voluntários recolheram lixo despejado nas águas da Baía de Guanabara, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade.

Volume de chuvas deve subir no Rio Grande do Sul por conta do El Niño

Volume de chuvas deve subir no Rio Grande do Sul por conta do El Niño

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, um sistema frontal com características quase estacionárias foi o principal responsável pelas precipitações históricas que desencadearam as inundações no estado. Cerca de 100 municípios gaúchos foram atingidos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi