Meio Ambiente

Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

A proposta é estimular a mobilidade sustentável de baixo carbono no país, ou seja, o uso de combustíveis com menor impacto ambiental. Entre as medidas, está o aumento dos atuais 27% de etanol na gasolina para 30%; é o chamado combustível E30.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (14)  um projeto de lei pra aumentar a oferta de combustíveis limpos no país. O documento agora segue para análise do Congresso Nacional.

Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

A proposta é estimular a mobilidade sustentável de baixo carbono no país, ou seja, o uso de combustíveis com menor impacto ambiental. Entre as medidas, está o aumento dos atuais 27% de etanol na gasolina para 30%; é o chamado combustível E30.

De acordo com o governo, a mudança vai trazer aos motores mais eficiência energética e ambiental porque isso melhora a gasolina e reduz as emissões de carbono que provocam o aquecimento global. Ou seja, ganham o meio ambiente e o consumidor.

Será criado, também, o programa nacional de diesel verde. Isso pra diminuir a dependência do país dos combustíveis derivados do petróleo. E o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação que deve transformar o Brasil no maior fornecedor do mundo de combustível sustentável para o setor, a partir do etanol.

O projeto também quer regulamentar a captura e estocagem de carbono. A atividade armazena gases do efeito estufa em reservatórios geológicos, como bolsões onde não há mais petróleo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou do valor que deve ser investido no programa, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso.

De acordo com o presidente Lula, o projeto Combustível do Futuro pode transformar o país no líder mundial de biocombustíveis.

Segundo o governo, se o projeto for aprovado pelo Congresso, o Brasil terá uma das leis mais modernas do mundo em termos de descarbonização.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 14/09/2023 17:55:08. Última edição: 14/09/2023 17:55:08

Tags: Biocombustíveis Baixo Carbono Projeto Combustíveis

Leia também:

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

Em maio deste ano, o Ibama negou o pedido da Petrobras para perfurar poço de exploração de petróleo e gás a 175 quilômetros da costa do Amapá, região da bacia da Foz do Rio Amazonas. Depois disso, a estatal entrou com recurso e o pedido está em nova análise pelo Ibama.

Ação quer que Caatinga e Cerrado sejam reconhecidos como patrimônio

Ação quer que Caatinga e Cerrado sejam reconhecidos como patrimônio

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que já existe desde 2016, juntamente com a Articulação Semiárido Brasileiro, povos e comunidades tradicionais, movimentos e entidades ligadas à defesa do meio ambiente lançaram uma ação com o tema Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi